As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

‘Causos de Cunhã’ será apresentado nesta quinta (22), na Assembleia Legislativa do Amazonas

Dando continuidade à programação do Agosto Lilás na Assembleia Legislativa do Amazonas, o espetáculo “Causos de Cunhã” será apresentado nesta quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 9h30, no Hall de Convivência da Escola do Legislativo. A atividade é fruto da parceria institucional entre a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da ALEAM, Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e Balé Folclórico do Amazonas.

Sinopse

No espetáculo Causos de Cunhã, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta ao público a complexidade do termo “mulher” e a dificuldade em encontrar uma definição para algo que, por essência, não é passível de limitações. Mas de que forma a mulher amazônica vem sendo discutida, desenvolvida, enxergada, pensada?

O projeto Causos de Cunhã pretende movimentar e estimular a discussão sobre esse assunto. Longe de ser um processo finito, trata-se de uma ação integrada, tanto na maneira como se apresenta quanto pelo seu conteúdo.

Dois universos especiais norteiam o espetáculo: a transição da mulher indígena para mulher ribeirinha e as lendas femininas que marcaram nossa história.

A música torna o espetáculo genuinamente amazônico, impulsionando a valorização da produção musical regional. Objetos cênicos, como paneiros, peneiras e redes compõem o cenário do espetáculo, traçando um panorama com especificidades de cada cena do espetáculo.

A proposta do balé

O objetivo do Balé Folclórico do Amazonas é manter vivos o folclore regional e a cultura do nosso povo por meio da arte da dança, além de promover o interesse da população nos âmbitos da arte, estética e cultura com foco nas realidades históricas e sociais.

Foto: Divulgação/SEC

você pode gostar também