A campanha ocorrerá na última semana do mês de maio nos shoppings Amazonas, Manauara e Ponta Negra, na capital, além de dois postos de combustíveis e em mais três municípios do Estado

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Amazonas e a CDL Jovem Manaus, convocam os veículos de comunicação local para uma coletiva de imprensa, a ser realizada no dia 27 de maio, às 9h, no auditório Nação Lojista, sede da CDL Manaus, localizada no Condomínio Amazonas Flat Service, Avenida Djalma Batista, 3000, loja A – Torre Sul, Parque Dez de Novembro. Na ocasião, será lançada a data oficial de realização do Dia Livre de Impostos – uma ação de iniciativa da entidade em parceria com os shoppings Amazonas, Manauara e Ponta Negra.

Dia Livre de Impostos

O Dia Livre de Impostos é uma campanha realizada nacionalmente e objetiva conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelos consumidores no ato da compra. Em Manaus, o protesto contará com a participação de centenas de lojas de segmentos como calçados, vestuários, restaurantes, eletroeletrônicos, parques, entre outros.

De acordo com o coordenador da CDL Jovem Manaus, Renan Pessoa, a ação este ano trará mais novidades para atingir o maior número de pessoas, “mostrando a carga tributária abusiva que só prejudica o comércio, a geração de emprego e o crescimento do País”, afirma.

Pessoa diz ainda que enquanto CDL Jovem Manaus, o objetivo é mudar esse placar, inverter os valores e incentivar o empreendedorismo, para que os empresários tenham orgulho e prazer em fazer a economia crescer na capital.

App

Para auxiliar os consumidores a terem acesso a lista de lojas que participarão da campanha, será disponibilizada no dia da ação aos usuários, o aplicativo Teewa. A ferramenta irá ajudar em pesquisas rápidas dos estabelecimentos, produtos, preços, e o valor abatido dos tributos cobrados nos itens, criada por acadêmicos do Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Interior

Além da capital, o Dia Livre de Impostos será realizado em três municípios do Estado. Itacoatiara, Manacapuru e Parintins vão entrar na campanha simultaneamente, com a venda de combustíveis sem a cobrança dos impostos.

“Um ponto importante da campanha é a abrangência dela. Na capital: em shoppings e postos estratégicos, e no interior, com a venda de combustíveis, comercializados a preços que chegam até menos da metade do valor cobrado habitualmente. Estar no interior com o DLI, faz com que a população enxergue o tamanho da carga tributária, consequentemente, se questionem se tudo que é pago está sendo revertido em direitos básicos do cidadão“, explica o coordenador da CDL Jovem Amazonas, Luiz Eduardo Leal.

Semana sem imposto

Como aquecimento para o DLI, este ano, a CDL Jovem em parceria com associados, irão realizar eventos isolados, em diversos estabelecimentos, durante a semana que antecede a data da ação nos shoppings. Conforme datas e locais abaixo:

24.05 – Só sopa (Av. Pedro Teixeira, 90 – Dom Pedro)

25.05 – Chopp sem imposto (Porão do Alemão – Travessa Ponta Negra, 1986 – São Jorge)

26.05 – O cafeeiro (Rua Rio Eiru, 95 – Nossa Sra. das Gracas)

27.05 – Sushi Ponta Negra (Todas as unidades)

28.05 – Fun Park (Via Norte – Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760 – Monte das Oliveiras)

29.05 – Espantalho Pneus (Av. Pedro Teixeira, 200 – Dom Pedro)