26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Cênicas do Norte tem circuito de palestras e debates sobre produção amazonense

Em meio à vontade de dialogar sobre a produção cênica amazonense e nortista no circuito das artes, o projeto Pitiú Textual das Artes promoverá, gratuitamente, o encontro “Cênicas do Norte: Integrar/Interagir/Dialogar”, nesta sexta-feira, 26/4. A programação incluirá palestras, debate e performance teatral e contará com a participação de nomes como Márcio Páscoa, Márcio Souza, Nereide Santiago e Paulo Trindade.

A iniciativa, que ocorrerá no miniauditório da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/ UEA), Centro, é uma contrapartida ao edital de Conexões Culturais da Prefeitura de Manaus, onde o projeto “Pitiú Textual” foi contemplado. No evento, serão colocadas em pauta as possibilidades de ampliação do intercâmbio entre artistas e grupos de diferentes cenários, numa perspectiva da necessidade de integração de circuitos artísticos como forma de fortalecimento e desenvolvimento das artes e dos profissionais da cena.

O encontro é aberto a artistas cênicos, estudantes de Artes, acadêmicos, pesquisadores e interessados em geral. A entrada é gratuita, mediante inscrição que pode ser feita on-line pelo endereço https://tinyurl.com/CenicasDoNorte ou no local do evento. Para os estudantes, a declaração de participação como ouvinte, válida para horas complementares, é garantida somente com a inscrição on-line.

Programação

“Cênicas do Norte” terá a participação de nomes relevantes do cenário artístico amazonense, como: Márcio Páscoa, professor e músico clássico; Márcio Souza, dramaturgo, romancista e ensaísta; Nereide Santiago, diretora teatral da Companhia A Rã Qi Ri; e Paulo Trindade, produtor cultural e artista visual. Eles irão apresentar palestras pautadas no tema geral do evento, seguidas de debate com o público, com mediação do jornalista Jony Clay Borges, editor do Pitiú Textual ao lado do artista Francisco Rider.

A programação do encontro inclui ainda uma breve apresentação do Pitiú Textual, com os editores Jony Clay Borges e Francisco Rider. Após os debates, a agenda do encontro se encerra com coffee break seguido de uma apresentação da performance “Você vai se f… de verde amarelo”, de Rider. “Cênicas do Norte” também conta com apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA (PPGLA/UEA).

Sobre o Pitiú

O Pitiú Textual das Artes (www.pitiutextualdasartes.org) é uma iniciativa voltada à difusão de informações, ideias e experiências relacionadas aos cenários de dança, teatro e performance de Manaus e de outros centros do circuito artístico e cultural brasileiro. O projeto é uma iniciativa do artista Francisco Rider e do jornalista Jony Clay Borges.

Visando contribuir com a divulgação e a troca de experiências e de ideias relacionadas ao fazer artístico contemporâneo entre segmentos e cenários, o projeto reúne conteúdos textuais variados, dentre notícias, entrevistas, artigos, resenhas, ensaios e outros escritos, de cunho acadêmico ou não.

Texto: Com informações da Assessoria*

Foto: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui