Com o mercado cada vez mais competitivo, a qualificação profissional torna-se a única arma de quem almeja lutar por uma vaga de trabalho. É nessa perspectiva que o Centec (Centro de Ensino Técnico) forma, nesta sexta (12), mais dez turmas de seis cursos técnicos, incluindo duas turmas inéditas nas áreas de refrigeração e serviços jurídicos. As demais turmas são de administração, contabilidade, edificações, segurança do trabalho.

A entrega dos canudos acontece a partir das 19h, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Djalma Batista, 3578, Flores, zona Centro-Sul de Manaus. O evento deve reunir professores, familiares e amigos dos novos formandos.

“Toda formatura representa um momento de renovação do desejo de continuar a transformar vidas pela educação. É a sensação do dever cumprido. Nós temos a certeza que essas pessoas, esses novos profissionais, irão iniciar uma trajetória de sucesso e, através dela, poder transformar a própria vida e a vida das pessoas que os cercam”, comenta a diretora da instituição, Eliana Pinheiro.

Completando dez anos em 2019, o Centec tem como premissa a qualidade no ensino de seus alunos, por isso a direção da escola avalia que todos estão totalmente habilitados para as oportunidades que surgirão e destaca que os profissionais da área jurídica têm grandes possibilidades de seguir carreira, inclusive buscando o nível superior, assim como os demais.

Já na área de refrigeração, devido à carência de profissionais do Estado, os novos técnicos saem com um verdadeiro horizonte de oportunidades a frente. “Além de prestarem serviços a empresas já constituídas, eles podem constituir as próprias empresas. É um primeiro passo para empreender nessa área”, avalia Eliana Pinheiro.

A diretora destaca que, durante todo processo de formação técnica do aluno, o Centec também se preocupa com o desenvolvimento da parte comportamental do futuro profissional, além de auxiliá-lo com várias oficinas, workshops e treinamentos para que aprendam a realizar trabalhos em equipe, bem como a ter liderança e como se portar numa entrevista de emprego, até mesmo a preparar o próprio currículo.