27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Centec passa a oferecer capacitação em refrigeração automotiva presencial

Investindo cada vez mais na qualidade da educação profissional, o Centro de Ensino Técnico (Centec) acaba de implantar um novo programa no seu curso de Climatização e Refrigeração. Desta vez, a capacitação é voltada para a refrigeração automotiva e com aulas totalmente presenciais, o que a torna pioneira no segmento em Manaus.

A novidade tem chamado a atenção do público interessado em ingressar neste mercado, inclusive o feminino, que cada vez mais investe na capacitação técnica para novas oportunidades de trabalho.

Para o professor e instrutor do curso, Ricardo Mota, o novo programa de refrigeração automotiva reforça a grade curricular do curso oferecido pelo Centec, sendo mais um diferencial para quem busca qualificação de alto nível.

“A capacitação de profissionais da área de refrigeração automotiva só era feita em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agora, Manaus entrou neste cenário por meio do Centec. Além de professores muito bem capacitados, outro diferencial da nossa instituição são os equipamentos do laboratório, altamente estruturado”, destaca o professor, referindo-se ao novíssimo laboratório de estudos práticos, específicos para as áreas industrial, comercial e residencial. O espaço está equipado inclusive com máquina recolhedora e recicladora de última geração, atendendo rigorosamente à legislação ambiental.

Voltada tanto para a área de refrigeração quanto para a área automotiva, esta máquina é de grande praticidade para quem irá manuseá-la. “Por ser uma máquina toda automática e não necessitar de outros aparelhos, a utilização dela é muito fácil. Não há dificuldades nem mesmo para o transporte”, afirma Mota.

Ainda de acordo com o instrutor, a máquina é fundamental nas aulas, pois os alunos têm mais chances de ampliarem o conhecimento sobre o manuseio e instalação do aparelho. Os alunos participam de testes com instalações de máquinas de pequeno, médio e grande portes para refrigeradores automotivos e ainda de simulações de manutenção preventiva.

Os alunos participantes do curso terão aulas teóricas com 16 disciplinas específicas para o curso técnico em refrigeração e climatização e mais as aulas práticas em laboratórios que serão definidos ao longo das aulas. O curso de Climatização e Refrigeração do Centec dura um ano e oito meses, sendo que o novo programa de refrigeração automotiva tem carga horaria de 140 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas.

O curso de refrigeração automotiva também pode ser feito separadamente. As novas turmas específicas para a modalidade estão previstas para iniciarem a partir do mês de setembro e a carga horária é de cem horas.

A grade também oferece aulas práticas de comandos elétricos e eletrotécnicos, funções essas primordiais para o exercício da profissão de técnico de refrigeração e climatização. “O aluno do Centec recebe os termos técnicos desde as primeiras disciplinas, o que faz todo o diferencial no serviço que será prestado futuramente. Trabalhamos muito a questão da atuação do profissional no mercado, a parte de segurança no trabalho e a qualidade do serviço. Nós buscamos a soma disso, qualificar e capacitar o profissional para que ele seja o diferencial”, ressalta o professor.

Oportunidade para mulheres

Outra novidade desta área é a participação de mulheres no curso de Refrigeração e Climatização. Para Mota, hoje, o mercado de trabalho está mais democrático em todos os setores, o que permite a inclusão do público feminino em funções que antes eram exercidas somente por homens. “Após algumas portarias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das fiscalizações que exigem mais segurança no exercício da profissão, algumas mulheres enxergaram oportunidades nesse ramo. Temos uma aluna que vai representar muito bem o público feminino nesse universo que era 99% dominado por homens”, enfatiza.

De acordo com o professor, o desenvolvimento dela no curso é extraordinário. Ele ressalta que as novas tecnologias permitem o mínimo de esforço para a realização do serviço, o que dá às mulheres chances para competir com os homens de igual para igual. “Elas estão dominando o mercado de trabalho em todos os setores e não seria diferente na área de refrigeração e climatização. O Centec terá o orgulho de formar a primeira mulher técnica nesta área”, frisa.

O Centec é uma instituição especializada na educação profissional e está localizado na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo, Zona Sul de Manaus. Os interessados em outras informações podem ligar para os números: 3249-6078 ou 99223-1580.

Foto: divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui