As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe o I Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital

Interessados em participar do I Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, podem se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/coloquioinformacaodigital. O evento, que integra a programação da 2ª Semana do Livro e da Biblioteca, será realizado no dia 21 de outubro, das 9h às 14h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).

O evento pretende abordar os desafios e a evolução da Informação Digital no Amazonas, trazendo temas como documentos históricos, a lei de direitos autorais, acesso aberto e preservação de documentos. E, nesse contexto, explanar sobre o desenvolvimento da Biblioteca Virtual do Amazonas (BVAM), que será relançada, e a sua inclusão na Rede Norte de Repositórios.

Entre os convidados palestrantes estão os professores Cleiton da Mota, Célia Simonetti, Leandro Coelho e os bibliotecários Adaísa Melo, David Carvalho e Samuel Souza.

“Nosso grande objetivo com este evento é aproximar e divulgar para a sociedade e comunidade acadêmica, e todos os interessados nos temas amazônicos, sobre os serviços prestados pela Biblioteca Virtual do Amazonas, bem como, o processo de digitalização e preservação digital de documentos históricos executados pela Gerência de Acervos Digitais”, destaca o bibliotecário Samuel Souza.

O colóquio é aberto para acadêmicos dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, História, Jornalismo e áreas afins e também para pesquisadores, profissionais atuantes em bibliotecas e acervos digitais, além do público interessado em estudos de temática amazônica.

Os participantes receberão declaração de participação e, ao final do evento, poderão fazer um tour guiado pelo Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Relançamento da Biblioteca Virtual – Fundada em 2001, a Biblioteca Virtual do Amazonas será relançada durante o Colóquio, tendo como novidade a implementação do sistema Omeka, visando seguir padrões internacionais de base de dados, um novo layout para o site e também uma nova parceria que dará maior visibilidade para as coleções digitais da BVAM, que é uma fonte de informações históricas não só para os brasileiros, mas para todos os que se interessam pela Amazônia.

Sobre a 2ª Semana do Livro e da Biblioteca – A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel das bibliotecas como instrumentos de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Durante a Semana serão realizadas atividades que promovam a importância das bibliotecas, do livro e da leitura.

Serviço: I Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital.
Data/Hora: 21 de outubro, das 9h às 14h.
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa) – Manaus/AM)
Acesso: Gratuito

Foto: Michael Dantas

você pode gostar também