27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Centro Cultural Usina Chaminé abre programação de férias

As férias estão aí e uma ótima opção de lazer para a criançada e a família é participar da programação especial que o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, preparou para os “baixinhos” no Centro Cultural Usina Chaminé, localizado na Avenida Lourenço Braga – “Manaus Moderna”, no Centro, zona sul de Manaus, que teve início nesta terça-feira, 17 de janeiro.

Dentre as atividades que serão realizadas nesse período da Colônia de Férias estão a exibição de filmes, apresentação de teatro de fantoches, muitas brincadeiras tradicionais e atividades que incentivam a leitura, além da já tradicional “Oficina de Reciclagem”, que promove a criação de brinquedos feitos a partir de material reciclável.

“Nossa programação foi pensada para todos. O importante é garantir que tanto as crianças, quanto os jovens, pais ou responsáveis se divirtam com a interação que nós proporcionamos aqui. Vale ressaltar que a presença dos pais é muito importante para que a experiência seja completa para os pequenos”, explicou a gerente do centro, Salete Dutra.

Com a programação de férias, a Usina Chaminé estará de portas até dia 27 de janeiro, para receber a criançada com uma programação cultural animada, que conta com brincadeiras, oficinas de reciclagem e visita a exposições, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h, e no sábado, de 9h às 13h, com entrada gratuita.

Interação – O primeiro dia de programação foi bastante movimentado no espaço, que recebeu a visita de quase 50 crianças, todas acompanhadas de pais, mães e responsáveis, que entraram no clima de diversão e aproveitaram junto aos pequenos. “É ótimo ter um lugar como esse, em que podemos sair de casa com nossos filhos e nos divertirmos juntos durante as férias. É realmente um apoio muito importante para nós, os pais”, afirmou a arquiteta Amanda Marques, mãe da pequena Sophie Marques, de apenas dois anos, uma das mais animadas.

Para alguns, como a empresária Fabiana Gomes, mãe de Maria Eduarda, de sete anos, a atividade é uma oportunidade de interagir com as crianças, acabar com o tempo ocioso das férias escolares e ainda apresentar novas formas de diversão. “Às vezes, não temos muito para fazer no período do recesso escolar e eles ficam direto no celular ou no computador. Aqui eles podem conhecer brincadeiras novas, fazer amigos e interagir, o que é ótimo”, disse.

Programação – A programação segue até dia 27 deste mês. Nesta quarta-feira (18), é a vez de resgatar as brincadeiras que marcaram gerações! A partir das 10h, os baixinhos se divertem com a dança das cadeiras e estátua. A partir das 13h, acontecem as atividades de leitura e pintura. Quinta-feira (19) é o dia da oficina de reciclagem, que começa 10h da manhã. Nela, as crianças aprenderão a reaproveitar materiais comumente descartados nas lixeiras da cidade, como forma de ovos e papel jornal, transformando-os em belas borboletas, por exemplo. A partir das 13h, tem mais brincadeiras lúdicas, com passa o recado e morto vivo.

Na sexta-feira (20), a partir das 10h, acontecem atividades de leitura e pintura, e às 13h, as crianças poderão prestigiar o Teatro de Fantoches, com o tema “A Magia de Brincar”! Na terça-feira (24), a partir das 9h, onde os turistas poderão desfrutar das exposições permanentes do local e também o Espaço Criança, a partir das 10h, com atividades de leitura e pintura. Às 13h, terá mais uma sessão do Cine Animação.

Na quarta-feira (25), às 10h, os baixinhos terão a oportunidade de brincar de pula-corda e mímica, além das oficinas de leitura e pintura, às 13h. Já na quinta-feira (26), a garotada também participa da segunda oficina de reciclagem, às 10h, onde aprenderão a fazer uma máscara de Carnaval a partir da forma de ovos. A programação encerra com exibição do Cine Expresso Pipoca, às 13h. Para fechar o circuito de férias, na sexta-feira (27), a partir das 10h, as crianças poderão prestigiar o Teatro de Fantoches, com o tema “A Lenda do Macunaíma”. Já a partir das 13h, a programação encerra com o Cine Expresso Pipoca, com um filme surpresa para animar a garotada.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui