24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Centro de Formação de Condutores da PMAM retoma atividades e dá início a mais uma turma

Com atividades suspensas há mais de cem dias por conta da pandemia de Covid-19, o Centro de Formação e Especialização de Condutores (CFC) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), retomou suas atividades no último dia 13 de julho, com o início de novas turmas do Curso de Formação de Condutores, das categorias A e D. O retorno ocorre de acordo com o plano de reabertura gradual definido em decretos governamentais e em observância a medidas de segurança e prevenção contra o novo coronavírus.

A redução do número de participantes, a utilização de máscaras e álcool em gel e, no caso dos alunos da categoria A, a utilização de capacetes próprios, individuais, são algumas das medidas adotadas no retorno das atividades do CFC, atendendo a determinações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O CFC fica localizado na Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste.

Para o chefe do CFC, major PM W. Rodrigues, o retorno das atividades, cumprindo as orientações determinadas pelo Detran-AM e Anvisa, mudará o comportamento de todos, não somente no período da pandemia, mas algumas medidas permanecerão sendo adotadas.

“Foram mais de cem dias de espera e isolamento, mas finalmente fomos autorizados a retornar com nossas atividades, é claro que, tomando alguns cuidados e cumprindo algumas exigências do Detran e dos órgãos de saúde. Algumas dessas exigências devem perdurar não somente no período da pandemia, pois são cuidados que, se não forem tomados, podem acarretar outros tipos de doenças”, disse.

O diretor de Ensino do CFC, capitão PM Barbalho, explicou que a nova turma de alunos já estava preparada para iniciar o curso quando a pandemia teve início e todas as atividades foram suspensas.

“Já estava tudo pronto para iniciarmos essa nova turma em abril, inclusive já tínhamos entrado em contato com os alunos que estavam bem animados. Mas, veio a pandemia e nós tivemos que aguardar para preservar a saúde de todos os alunos e instrutores”, explicou.

Entre os alunos estão dois servidores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), que estão incluindo na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a categoria A, para motocicleta. Eles elogiaram o curso e principalmente os instrutores.

“Essa parceria do Estado com a Prefeitura é muito válida e nos permite realizar esse curso de condutores aqui no CFC. Os instrutores são muito atenciosos e procuram ensinar da melhor forma, para que todos entendam e aprendam de verdade a pilotar uma motocicleta”, disseram eles.

Composta por 14 pessoas, a nova turma faz curso com duração de dez dias (40 horas). O encerramento das aulas acontece nesta sexta-feira (24/07), e os alunos irão somente aguardar a marcação das provas práticas, conforme calendário do Detran-AM.

FOTO: Divulgação/PMAM

spot_img