UEA deve participar

Estudantes interessados podem se registrar a partir de amanhã (17/04) no projeto de um dos principais centros de inovação do país estimula capacitação profissional

O CESAR, centro de inovação sediado em Recife (PE), abre amanhã, dia 17 de abril o processo seletivo para uma nova turma do Programa Summer Job. O programa será realizado de 1º de julho a 09 de agosto, na sede do CESAR ou em Instituições Parceiras em Recife e nas unidades regionais, localizadas em Sorocaba (SP), Curitiba (PR) e Manaus (AM), bem como no parceiro PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) em Foz do Iguaçu.

O Programa Summer Job permite que os estudantes obtenham experiência prática na área de tecnologia, além de potencializar habilidades, identificar talentos e proporcionar um ambiente de experimentação rápida para as empresas patrocinadoras. As turmas são formadas por quatro participantes de diferentes cursos, como: Engenharia e Ciência da Computação, Design, Administração, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Publicidade e Propaganda, Marketing, entre outros. Nesta edição, que acontece em inglês, conta com a possibilidade de participação de estudantes de outros países.

Cada equipe receberá um desafio com base em questões reais de uma empresa – seja um problema ou uma oportunidade – e, durante seis semanas do período de férias, os estudantes precisarão definir uma solução, prototipar e validar a sua escolha. Os desafios são propostos pelas empresas patrocinadoras, as quais poderão obter soluções para problemas reais e atuais de sua operação.

O CESAR oferece tutoria, metodologias e expertise de sua equipe de profissionais. Os estudantes têm liberdade para definir a melhor solução para o desafio recebido, imersos em um ambiente real de concepção e desenvolvimento de projetos de inovação, além de uma ajuda de custo para as despesas durante o programa.

“O Summer Job é ideal para os estudantes que buscam aprimoramento pessoal e vivência do mercado de trabalho e têm espírito empreendedor. Durante todo o Programa, os participantes serão envolvidos na resolução de um desafio da empresa patrocinadora. juntamente com uma equipe técnica altamente qualificada”, explica o Chief Designer Officer do CESAR, Eduardo Peixoto. “Um dos grandes diferenciais é que temos no Programa empresas patrocinadoras que trarão diversos desafios nos quais os estudantes deverão trabalhar, bem como direcionamentos reais de mercado”, reforça Peixoto. “As empresas patrocinadoras do Summer Job também se beneficiam, já que os protótipos gerados durante as atividades poderão ser implementados e virarem produtos inovadores”, explica.

Desde 2012, o CESAR vem realizando edições do Summer Job. Algumas das empresas patrocinadoras das últimas edições foram Fedex Express, Grupo Boticário, Gerdau, Unilever, Globo, Grupo Cornélio Brennand, FCA – Fiat Chrysler Automobiles, entre outras. O Programa já contou com a participação de alunos do ITA, UFPE, Insper (SP), USP (SP), PUC-Rio (RJ), UEA (AM), UFJF (MG), UPE, Universidade Católica de Pernambuco e UFPB.