27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Centro de Memória do MPF no Amazonas concorre ao Prêmio CNMP 2021

Iniciativa está entre as 11 inscritas pelo MPF no concurso e concorre diretamente com outras 23 iniciativas ao todo na categoria dedicada à gestão documental e memória institucional do Ministério Público

O projeto do Centro de Memória desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas é uma das 11 iniciativas do MPF que estão concorrendo ao Prêmio CNMP | Edição 2021, promovido pelo Conselho Nacional dos Ministérios Públicos. O projeto que resgata memória institucional e a história da cidadania no estado concorre com outros 23 projetos na categoria especial “Gestão Documental e Memória Institucional do Ministério Público”.

Confira os detalhes da inscrição da iniciativa do MPF no Amazonas no site do Banco Nacional de Projetos do CNMP.

No total, são 535 iniciativas participando da premiação este ano, distribuídas em nove categorias do concurso. Os projetos são oriundos das unidades e ramos do Ministério Público. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada no segundo semestre, em data a ser definida. Veja a lista completa dos projetos e programas habilitados por unidade e por categoria.

O projeto – Coordenado pela Assessoria de Comunicação do órgão, o Centro de Memória do Ministério Público Federal no Amazonas tem o objetivo de universalizar acesso a achados históricos sobre o trabalho da instituição, aproximando o cidadão do MPF, além de valorizar a trajetória e as transformações do órgão e evidenciar a importância de sua atuação para a democracia brasileira.

O projeto conta com dois resultados principais: o Centro de Memória Digital, portal de internet no qual são divulgados e atualizados de maneira permanente os conteúdos decorrentes das pesquisas históricas e arquivísticas realizadas, e o livro “Memórias e Histórias do Ministério Público Federal no Amazonas”, que documenta avanços significativos na atuação do MPF no estado e traz contribuições para a história do Ministério Público brasileiro com informações inéditas, até então dispersas e inacessíveis.

Prêmio CNMP – A premiação busca para identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

As iniciativas inscritas concorrem nas seguintes categorias: Investigação e Inteligência; Persecução Cível e Penal; Integração e Articulação; Transversalidade dos Direitos Fundamentais; Fiscalização de Políticas e Recursos Públicos; Diálogo com a Sociedade; Governança e Gestão; Sustentabilidade; e Categoria Especial. Nesta edição, o tema da Categoria Especial é “Gestão Documental e Memória Institucional do Ministério Público”. Serão premiados os três primeiros colocados de cada uma das categoria.

Acesse o regulamento do Prêmio CNMP 2021.

spot_img