A equipe de profissionais do Centro de Saúde “Dr. Toda”, realizou na sexta-feira passada, mais um ciclo de palestras voltadas para o grupo de pessoas com diabetes e hipertensão que faz acompanhamento médico naquela unidade de saúde. O encontro específico para o grupo de hiperdia acontece todo os dias 20 de cada mês para fazer uma avaliação nos pacientes e verificar a situação de cada um.

De acordo com diretor da unidade de saúde Dr, Toda, Valdo Santos, nos encontros mensais são realizadas palestras sobre com fisioterapeutas para orientação e estímulo a exercício físico, com enfermeiros para a administração correta dos medicamentos e médicos para cuidados básicos para se ter uma melhor qualidade de vida.

“Além disso, nossos usuários passam por avaliação médica e testes do nível da diabetes e hipertensão. Os que apresentarem glicemia alterada, por exemplo, passam por uma nova avaliação médica e tem orientação para o exercício físico e alimentação”, disse Valdo Santos.

O diretor destaca que uma das ações mais importantes para trazer aquelas pessoas, que muitas vezes nem sabem que são diabéticas ou hipertensas, para participar do grupo de hiperdia e iniciar o tratamento, é que uma equipe percorre casa a casa na área de abrangência do Centro de Saúde Dr. Toda, para realizar a busca ativa de novos casos.

“Nossos agentes são capacitados para levar a conscientização e intervenção para a comunidade. Aqueles que são diagnosticados como hipertensos e diabéticos recebem, de imediato, o tratamento adequado da patologia”, ressaltou Santos.