Um grupo de agente comunitários de saúde e agentes de endemias do Centro de Saúde Dr, Toda iniciou na manhã desta quarta-feira, a campanha de orientação, prevenção e identificação de possíveis focos do mosquito da dengue no bairro Francesa. Os profissionais de saúde percorrem casa a casa levando as principais informações sobre o modo mais correto de prevenir o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Foi feita a entrega de panfletos explicativos, distribuição de hipoclorito de sódio para a purificação da água, além de soro fisiológico para os moradores da área de abrangência da unidade de saúde.

De acordo com o diretor d Centro Dr. Toda, Valdo Santos, a intensificação de ações para o combate do mosquito, neste primeiro momento, será somente com os agentes visitando todas as residências, para em seguida iniciem a burrifação para eliminar o mosquito. “Vamos manter uma atenção especial, principalmente neste momento de muita chuva no município”, disse Valdo Santos.

Para o coordenador municipal de endemias, Cipriano Ribeiro, a população precisa ficar atenta para manter os quintais limpos, evitando assim doenças como a dengue e também hepatite viral e lepistopirose, que são freqüentes no período chuvoso. “Que os moradores fiquem sempre alertas para não acumular lixo nos quintais. As equipes de endemias e agentes de saúde trabalham com a prevenção que é a base da atenção básica em saúde”, ressaltou Cipriano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here