27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Centro Estadual de Convivência da Família Maria Miranda Leão anima idosos e toda a família com atividades de Carnaval

O Centro Estadual de Convivência da Família Maria Miranda Leão (CECF), localizado no bairro Alvorada I, zona centro Oeste, realizou, nesta segunda-feira (17/02), mais uma edição do Carnaval da Família. A festa acontece todos os anos no Centro e conta a participação do Grupo Alegria, formado por idosos de 60 a 90 anos, que frequentam o local desde os anos 1970, quando faziam parte de um Grupo de Mães, cujas integrantes participavam das atividades naquele espaço e, posteriormente, se tornaram frequentadoras assíduas envolvendo-se em outras ações e atividades agora voltados para eles.

A folia que contou com a parceria do DJ da Rádio Ame Eventos trouxe alegria para os idosos presentes com marchinhas de Carnaval e músicas que embalaram sua juventude.

Segundo a diretora do CECF Maria de Miranda Leão, Kelly Tavares, esses eventos são de grande importância para os idosos, pois eles trazem o aconchego e a felicidade de ter alguém para conversar, de se sentirem presentes em um lugar onde possam se divertir, o que impede muitas vezes que o idoso não se sinta só, prevenindo assim doenças como a depressão.

A frequentadora mais antiga do CECF, Palmira Lima Tananta de 90 anos, conta que participa das atividades há muitos anos, quando ainda frequentava o local para receber leite para um de seus filhos, que era pequeno na época, e hoje não mede esforços para participar dos bailes de Carnaval e de outros eventos do CECF. “Quem me traz aqui e me busca é o meu neto. Eu sempre gostei de participar de tudo o que acontece aqui, antes eu até dançava e brincava como os meus amigos, mas agora eu não posso mais. Mas, mesmo assim, eu venho. Se eu não vier é porque estou doente”, relatou a moradora do bairro Alvorada I.

Palestras de conscientização – Além do espaço de folia para os idosos, outras atividades também são feitas para toda a família, como a palestra de conscientização sobre AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que são direcionadas para os jovens que participam dos cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no Centro de Convivência com o intuito de trazer informações sobre as doenças e prevenir em seus meios.

FOTO: JANDER SOUZA/SEAS

spot_img