24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Centro Estadual Padre Pedro Vignola abre programação do Setembro Amarelo

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio, o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus, realizou nesta quarta-feira (11/09) uma programação especial para os usuários e a comunidade em geral. A agenda da ação incluiu uma palestra psicossocial, como forma de chamar a atenção para temas como automutilação, depressão e suicídio, e ainda uma dinâmica do abraço, permitindo aos participantes ter um momento para se abraçar e elogiar uns aos outros.

Administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o Centro Padre Pedro Vignola conta também com os serviços das secretarias de Estado de Cultura (SEC), da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Graças a isso, o espaço pôde oferecer uma ampla programação, abrangendo desde serviços de embelezamento com massagem relaxante, corte de cabelo (masculino e feminino), tranças e penteados, esmaltação e design de sobrancelhas.

Além disso, o público presente, de acordo com o interesse de cada um, teve a oportunidade de participar do aulão funcional e de dança, assim como atividades de violão, performance teatral, dança árabe, coral e banda musical. Frequentadora assídua do Centro em várias atividades, a senhora Rosa Cassia Silva, de 80 anos, viúva e mãe de 11 filhos, foi uma das participantes da dança árabe. “Adoro dançar, me alegra a alma”, disse. Ela também participou do coral.

A senhora Luisete Santos, 79, mãe de sete filhos, também participa de várias atividades e considera o Centro a sua segunda casa. “É maravilhoso ter o privilégio de participar das atividades que este local oferece. Isso me fortalece o corpo e o espírito”.

Enquanto isso, Lucilene Menezes, 39, que faz o curso de Corte e Costura, aproveitou para se embelezar e relaxar. “Fiz umas traças e agora vou passar pela sessão de massagens”, disse.

Elevar autoestima – A diretora do Padre Pedro Vignola, Elisabete Maciel, disse que por todo o mês de setembro o Centro vai realizar rodadas de palestras e debates sobre a prevenção ao suicídio, Conforme a dirigente, a ideia é procurar elevar a autoestima dos jovens, adultos e idosos; mostrar que a vida, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia, deve ser preservada.

“Nas escutas e rodadas de conversas se descobrem um grande número de pessoas com baixo astral e até depressivas, logo procuramos trabalhar com elas sobre a importância da vida e procurar fazer com que interajam com os grupos da melhor forma possível”, informou.

Elisabete Maciel destacou a importância de se dialogar, proteger e oferecer ajuda ao próximo. Devido ao fato de a depressão ser considerada uma doença que tem levado a óbito muitas pessoas, principalmente jovens, disse a diretora, os profissionais do Centro – psicólogos e assistentes sociais – têm trabalhado no sentido de combater esse mal.

“Estamos trazendo o tema para ser discutido no Centro porque temos obrigação de alertar e proteger nossos usuários”, sintetizou.

As atividades no Padre Pedro Vignola iniciam nas primeiras horas da manhã, com a caminhada livre e se encerram às 21h. Aos sábados e domingos, o espaço funciona das 5h às 10h (apenas caminhadas).

FOTO: Jander Souza

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui