24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Centros de Convivência da Família e do Idoso realizam atividades voltadas à consciência corporal

Atividades são restritas a 15 pessoas que não fazem parte do grupo de risco frente à Covid-19

Os Centros de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci) estão com uma programação especial. Com o tema “Consciência Corporal- Pilates Day”, os coordenadores dessas unidades de assistência social estão oferecendo aulas de pilates e outras atividades físicas para reforçar a importância dos cuidados com a saúde para os seus frequentadores. Os centros de convivência são mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) em parceria com outros órgãos estaduais.

Responsável pelas atividades físicas, a supervisora do projeto Aprimora Suas (DGESUAS), desenvolvido pela Seas para o fortalecimento da assistência social, a professora de Educação Física Emili Paes explica que o pilates foi escolhido por ser uma atividade que todos podem fazer.

“O pilates serve de prevenção para uma série de problemas musculares e também como tratamento para diversas doenças. Com a prática, as pessoas percebem que músculos e ossos ficam mais fortalecidos. Além disso, o pilates trabalha não só o lado físico, mas também os aspectos mental e emocional”, assinala Emili Paes.

As aulas estão sendo ministradas para mulheres com idades entre 15 e 59 anos. A escolha por essa faixa etária foi embasada no fato de que esse público em específico não integra o grupo de risco.

Cuidados – A professora acentua que todas as orientações das autoridades de saúde de forma a evitar o contágio pela Covid-19 estão sendo adotadas. As atividades são realizadas com o número limitado de até 15 pessoas, obedecendo também o distanciamento social. Colchonetes e outros materiais utilizados nas aulas estão sendo higienizados a cada intervalo de uma aula para outra.

As aulas da programação “Consciência Corporal – Pilates Day” irão se estender até o final do mês de dezembro. Os centros de convivências se organizam para um possível retorno das atividades em 2021.

Locais e horários das aulas

Segunda-Feira – CECF Padre Pedro Vignola – 09h/15h

Terça- Feira – CECF André Araújo – 09h

CECF Miranda Leão- 15h

Quarta-Feira – CECF Magdalena Arce Daou- 09h/15h

Foto: Divulgação/Seas

spot_img