26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Certificados de conclusão do Curso de Tranças e Penteados são entregues a apenadas

A capacitação faz parte do projeto de ressocialização “Lisbela”

Dez internas do Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF), localizado no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), receberam, nesta segunda-feira (16/03), a certificação do primeiro Curso de Tranças e Penteados realizado neste ano pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).

Durante o curso, as internas aprenderam como criar elaborados modelos de penteados e tranças, fazer escova, lavar as madeixas e manusear corretamente os materiais específicos para a prática da atividade. Posturas ética e profissional no ambiente de trabalho também compunham o conteúdo programático.

Para a profissional que ministrou as aulas, Karla Alexandra Nogueira, a realização de cursos como esse já é um passo para as apenadas engrenarem na área da beleza. “Poder ministrar aulas nas unidades prisionais, principalmente nas unidades femininas, é prazeroso, pois vejo que muitas querem realmente se ressocializar”, completa ela.

A diretora da unidade, tenente Socorro Freitas, também destaca a participação das apenadas. “A cada curso realizado, percebemos o aumento no comprometimento das internas com as atividades e o maior entendimento de que é uma forma de ajuda para as mesmas”.

“Nossas expectativas para com as internas quanto aos cursos ministrados são de ocupar a mente delas enquanto custodiadas e abrir parâmetros para novas oportunidades quando saírem da unidade prisional”.

Ainda de acordo com a tenente, os cursos e demais atividades ministradas na unidade também ajudam as reeducandas na remição de suas penas, uma vez que após a conclusão do curso elas podem reduzir um dia no cárcere a cada 12 horas de estudos, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

O curso de capacitação teve a carga horária de 60 horas. As apenadas que participaram fazem parte do projeto de ressocialização “Lisbela”, da empresa cogestora Umanizzare Gestão Prisional, cujo objetivo é promover qualificação profissional na área de estética e imagem pessoal, e ajudar na autoestima das detentas.

Programação – O próximo curso previsto para acontecer esse mês é o de Ajardinamento (19/03). Em abril, serão realizados os cursos de Corte e Escova (02/04) e Trançado em Fitas (20/04).

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAP

spot_img