24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Cetam e UEA ampliam programa de inovação e empreendedorismo para municípios do interior

Como parte do Programa de Incentivo à Inovação, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão expandindo as ações de apoio à inovação e ao empreendedorismo para os municípios do interior do Estado.

Nesta terça-feira (18/09), teve início a formação da primeira turma de tutores em empreendedorismo, por meio do curso “Introdução à Modelagem de Negócios”, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores no Amazonas, a partir da formação de empreendedores e criação de startups. Ao todo, professores da UEA de 20 municípios fazem parte do curso.

Na ocasião, no HUB Tecnologia, na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), a turma recebeu a visita do diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, e da pró-reitora de interiorização da UEA, Sâmara Menezes. O curso também contou com a participação da diretora da Agência de Inovação da UEA (Agin), Kátia Meirelle.

Segundo o diretor-presidente do Cetam, a ampliação da parceria com a UEA pretende promover uma cultura inovadora da sociedade amazonense. “Como instituições formadoras, nós temos que pensar no desenvolvimento econômico dos municípios, e essa ampliação para o interior irá nos ajudar a fomentar essa cultura do empreendedorismo e da inovação no Estado”, afirmou José Augusto.

A pró-reitora de interiorização da UEA, professora Samara Menezes, destacou a importância da parceria. “A importância para o interior é muito grande, pois o retorno do curso pode fortalecer a economia do interior e levar prosperidade a esses municípios, a partir de projetos de inovação”, disse.

Municípios – Nesta etapa, participam da formação os municípios de Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Lábrea, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Boca do Acre, Manicoré, Ipixuna, Coari, Carauari, Nova Olinda do Norte, Humaitá, Novo Aripuanã, Eirunepé, Maués e Manaus. Os representantes serão multiplicadores da formação no interior.

Curso – O projeto foi lançado em maio em Manaus e atendeu alunos da UEA no curso “Introdução à Modelagem de Negócios”. O curso foca na inovação e empreendedorismo, desenvolvimento profissional, acesso ao mercado, geração de startups e desenvolvimento social e econômico da região.

FOTO: DIVULGAÇÃO/CETAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui