As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Cetam ensina técnicas de plantio

Gov Agricultura

Plantar é uma arte que também se aprende em sala de aula. As técnicas para um bom plantio são muitas e boa parte delas foi repassada no curso “Sistema de adubação e manejo de solo”, oferecido pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

As aulas aconteceram no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus. O curso, de curta duração (80 horas), terminou recentemente, com atividades realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

A maioria da turma era formada por mulheres, interessadas em aprender a preparar o solo e a semear para terem uma boa colheita. O autônomo Jonas Pereira de Melo, 36, não faltou a nenhuma das aulas e diz que um dos seus sonhos é colocar logo em prática tudo o que aprendeu.

Natural de Humaitá, Jonas vive há mais de 15 anos em Manaus e planeja ir morar no município de Manacapuru já no próximo ano. Atualmente, ele trabalha consertando aparelhos de celular, mas não vê a hora de deixar para trás a agitação da capital.

Jonas pretende ganhar a vida com a plantação e venda de hortaliças e conta já ter um terreno para transformar sonho em realidade. “Minha esposa herdou um pedacinho de terra em Manacapuru”, informa, acrescentando que tentará fazer outros cursos pelo Cetam. “Quero me especializar ainda mais nessa área de plantio e adubação”.

Essa foi a primeira vez que o curso de qualificação profissional “Sistema de adubação e manejo de solo” foi oferecido em um Centro Estadual de Convivência da Família (CECF). A coordenadora técnica-pedagógica do Teonízia Lobo, Jussara Negreiros, ressalta que o retorno foi muito positivo e que está sendo programada nova oferta.

Campo de estudo – Jussara explica que a intenção é fazer um campo de estudo com tudo o que é ensinado e posto em prática no espaço físico do Teonízia Lobo. Os canteiros montados pelos alunos vão servir de exemplo para a comunidade, que também poderá aprender e plantar em suas casas. “Queremos conscientizar moradores da zona Leste e motivá-los a plantar seu próprio alimento”.

Segundo a coordenadora, ainda este ano, a partir do segundo semestre, haverá nova etapa do curso voltado à área de plantio. “Pensamos em oferecer ‘Jardinagem’ e unir técnicas para jardim, horta e decoração com jardinagem”.

Dicas preciosas – A turma recebeu dicas preciosas da instrutora Darlene Arquimima. Formada em Biologia, com curso técnico em meio ambiente e habilitação básica em agropecuária, a professora ensinou a turma a fazer sistemas de adubação usando a mistura composteira (camadas de esterco, matéria orgânica e terra preta).

Os alunos aprenderam a conhecer o pH de cada solo e a forma ideal de usá-lo. Também ficaram sabendo mais a respeito de plantas, identificando as que gostam mais de sol, sombra e aquelas que precisam ser aguadas com mais ou menos frequência.

Segundo a instrutora, a turma fez seis canteiros experimentais no Teonízia Lobo. “Plantamos cebolinha, chicória, coentro e também espécies medicinais como capim-santo, amor-crescido, babosa, malvarisco e saratudo”, relembra Darlene.

FOTO: Divulgação/Cetam

você pode gostar também