As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Cetam inicia aulas de qualificação profissional em nove unidades em Manaus

Gov Agricultura

O início da semana foi de muita expectativa para mais de 5 mil alunos. Eles iniciaram um dos 74 cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As aulas começaram hoje (8/4) em nove unidades da capital.

Às 8h, alunos e instrutores estavam a postos para o início de uma nova jornada. A ansiedade era nítida dos dois lados. No Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona oeste, a instrutora Jacqueline Barros deparou-se com uma sala de 45 alunos que optaram pelo curso de “Assistente administrativo”.

Jacqueline, formada em Administração e com pós-graduação em Gestão de pessoas, ressaltava à turma como a área escolhida era promissora. “O curso é ‘5 em 1’. Ensinamos como atender um cliente; ética profissional; arquivo e documentação; RH e gestão de pessoas; além de liderança”, destacou a instrutora, frisando que quase 100% dos alunos encontram-se desempregados.

A turismóloga Edivânia Cordeiro dos Santos é uma das alunas do curso. Hoje ela trabalha como operadora de caixa em um açougue, mas não vê a hora de conseguir vaga como assistente administrativo. “Na faculdade, me identifiquei muito com a disciplina Administração. Estou otimista que conseguirei algo melhor nessa área”.

Beleza em alta – A camareira Rosiane Rodrigues, desempregada há dois anos, é uma das alunas do curso de “Corte e escova”. Ela era uma das mais animadas da turma e faz planos de abrir um salão na Zona Norte de Manaus. “Já pesquisei e vi que aquela área é carente. Na zona oeste, onde moro, oferecem muito esse serviço”.

Rosiane pretende fazer outros cursos pelo Cetam e se especializar no ramo da beleza. “Quero fazer design de sobrancelhas, manicure e maquiagem. Gostaria de entender tudo em um salão para poder oferecer o melhor ao meu cliente”, ressaltou.

O instrutor do curso de “Corte e escova”, o cabeleireiro e estilista Renato Santos, reforçou que a crise financeira no Brasil não atingiu o setor da beleza. “Quando o profissional é bem qualificado, consegue seu espaço no mercado de trabalho. Digo sempre às turmas que é preciso ter foco e buscar a capacitação. Assim não faltará recurso para honrarem seus compromissos diários”.

A coordenadora técnico-pedagógica do Cetam no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Regiomara Lasmar, recepcionou os novos alunos. Ela frisou a alegria do Cetam em proporcionar cursos a quem busca uma melhor qualificação e inserção no mercado de trabalho. “Nós, coordenadores, não medimos esforços para levar o melhor a quem opta pelos cursos do Cetam”.

Regiomara, assim como as coordenadoras das outras oito unidades, aproveitou para pedir aos alunos que aproveitem bem os ensinamentos e não faltem às aulas. Segundo ela, três ausências caracterizam falta de interesse. Nesse caso, é dada a vaga a outro candidato que se encontra na lista de espera.

Unidades – Os cursos de qualificação profissional estão acontecendo nos turnos da manhã, tarde e noite, em nove unidades localizadas em Manaus: Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison; Centro Cultural Aníbal Beça; Centro de Convivência do Idoso da Aparecida; e nos seguintes centros de convivência da família: Padre Pedro Vignola, 31 de Março, André Araújo, Magdalena Arce Daou, Maria de Miranda Leão e Teonízia Lobo.

LEGENDAS:

Foto 1: Curso Informática para Idosos

Foto 2: Aula do curso de “Corte e escova”

Foto 3: Entrevistada Rosiane Rodrigues

Foto 4: Instrutor Renato Santos

Foto 5: Instrutora Jacqueline e a turma de “Assistente administrativo”

FOTOS: Rafael Miranda / Cetam

você pode gostar também