Cetam vai capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) assinaram, na última quinta-feira (18), um termo de cooperação que visa oferecer cursos de capacitação às pessoas com deficiência (PCDs).

A reunião de assinatura do termo contou com a presença do diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto, e da secretária da Seped, Nelcicleia Dantas Sobreira de Souza.

A parceria tem por objetivo aumentar e fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, por meio de cursos alinhados às necessidades deles, oportunizando a geração de renda.

Metodologia – De acordo com o diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto, as capacitações terão metodologia adequada às condições das PCDs.

“É preciso garantir tecnologias assistivas nos cursos voltados para ampliar habilidades de pessoas com deficiência. Dessa forma, garantiremos uma qualificação profissional eficiente e maiores chances de inserção no mundo do trabalho”, explicou.

Cursos – O termo de cooperação contempla 7 cursos técnicos e 19 cursos de qualificação profissional, dentre eles Técnico em Administração, Técnico em Informática, Guia de Turismo, Assistente Administrativo e Recepcionista.

Os cursos acontecerão conforme a demanda de instituições de atendimento. O primeiro curso a ser realizado será o de Corte e Costura, com início a partir do dia 1º de novembro no Abrigo Moacyr Alves e também no Instituto Silvério de Almeida Tundis (Isat). O curso atenderá pessoas de diferentes deficiências e apresenta carga horária de 80h.

FOTO: DIVULGAÇÃO