24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

CGE recebe orientações do Ipem para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade

Cooperação técnica firmada entre os órgãos prevê qualificação na área com abordagem baseada em Gerenciamento de Riscos

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) assinaram termo de Cooperação Técnica, nesta terça-feira (17/11). O documento viabiliza o trabalho conjunto entre os órgãos, e em paralelo, a realização de cursos específicos à área de Gestão da Qualidade, como subsídio à CGE no processo de implantação e busca da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade com abordagem baseada em Gerenciamento de Riscos.

O documento foi assinado pelo controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, e pelo diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Oliveira Brito, na sede do Instituto, localizada na avenida Governador Danilo de Mattos Areosa, Distrito Industrial I, zona sul.

Conforme o termo, o Ipem, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), designará técnicos para a realização de cursos de Interpretação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, Formação de Auditores Internos da Qualidade, Sistema de Gestão ISO 19011:2018, com abordagem baseada em Riscos – ISO 31000:2018, e, Tomada de Ação Corretiva e Preventiva.

De acordo com Otávio Gomes, a parceria firmada é fundamental para que a CGE alcance, com brevidade, a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Ele ainda ressalta que o trabalho atende às determinações do governador Wilson Lima de busca por ferramentas de melhorias contínuas à gestão pública.

“Na CGE, atuamos de forma estratégica em relação aos demais órgãos estaduais no que compete às ações de transparência, ouvidoria e controle interno, e é fundamental que estejamos inseridos no contexto do Sistema de Gestão da Qualidade. Buscaremos conhecer os mecanismos e vencer as etapas que levam à certificação. São avanços necessários à administração pública, e que atendem às diretrizes do Governador de que dinamizemos os trabalhos e sejamos céleres em atender ao cidadão”, afirmou o controlador.

O Ipem-AM vai dar suporte à CGE na busca pela certificação do sistema ISO 9001:2015, bem como consultoria para adequação dos procedimentos e processos necessários, além de realizar cursos na área de sistema de gestão da qualidade.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, esta parceria é uma oportunidade valiosa, uma vez que o Ipem foi o primeiro órgão delegado do Inmetro a receber a certificação ISO 9001:2018, versão já atualizada e mantém o seu sistema de Gestão da Qualidade há mais de dez anos.

“O Ipem possui expertise no sistema Gestão da Qualidade há mais de dez anos, e esta parceria visa disseminar este conhecimento para a Controladoria Geral do Estado, contribuindo para o atendimento as diretrizes do Governador Wilson Lima, na evolução da melhoria contínua dos trabalhos por meio da CGE”, ressaltou Márcio André Brito.

FOTO: Alexandre Vieira/Ipem-AM

spot_img