As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

“Chão de Pequenos” e “Saudades do Adolpho” abrem programação do Festival de Teatro da Amazônia

As peças de classificação livre “Chão de Pequenos”, de Minas Gerais, e “Saudades do Adolpho”, do Amazonas, abrem oficialmente a programação do 14º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), no Teatro Amazonas, nesta quarta-feira (09/10), às 17h e às 20h, respectivamente. O festival terá a duração de cinco dias, seguindo até domingo (13/10) com 13 apresentações, incluindo espetáculos de Manaus, Boa Vista, Macapá, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. A programação é inteiramente gratuita.

A história de “Chão de Pequenos”, da Cia. Negra de Teatro, de Belo Horizonte, é uma fábula de garotos que, dos orfanatos às ruas das grandes cidades, revela a importância da empatia, do diálogo e do afeto nos dias de hoje, numa sociedade marcada pela intolerância e pelo preconceito. Um queria ser piloto de corrida, e o outro gostava de ouvir a quietude. Vieram da terra onde, afirmam alguns, as crianças já nascem mortas ou envelhecem ainda meninos. Texto, movimento e paisagens sonoras compõem uma obra questionadora sobre amizade, adoção, abandono e desabandonos.

Em “Saudades do Adolpho”, a teatróloga Ednelza Sahdo mergulha na própria vivência e memória pessoal para descrever o modo de vida e de ser dos principais personagens do histórico Mercado Municipal Adolpho Lisboa, de Manaus, entre as décadas de 1950 e 1970. O título da peça homenageia o próprio mercado, por meio da personificação de um português comerciante, que entre amizades e vendas, revela a bucólica e romântica cidade de Manaus.

O espetáculo é teatral, mas traz música e poesia nos 55 minutos de seu desenvolvimento. Ednelza assina o texto, dirige e faz uma participação na peça, apresentada oito vezes na capital amazonense.

“A montagem foca nas pessoas que habitaram o mercado, nas lembranças da época que eu era criança, jovem. Alguns parentes destes personagens reais já assistiram à peça e choraram de saudades, e é isso que o público pode esperar desta sessão no Festival de Teatro: muita saudade de um período em que vivíamos em paz, com simplicidade, mas muita felicidade”, disse a artista.

O ciclo de debates dos espetáculos participantes do festival acontecerá de quinta-feira (10) a domingo (13/10), com mediação de Márcio Braz e Francis Madson, às 11h, no Ateliê 23. O 14º FTA é uma realização da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

FOTO: Divulgação

você pode gostar também