Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Cheia dos rios – Secretário nacional da Defesa Civil visita Anamã e Manacapuru

Alexandre Lucas Alves conheceu projeto que leva purificadores de água ao interior do Amazonas

Em visita ao Amazonas para acompanhar de perto a situação da enchente no Estado, o secretário nacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Alexandre Lucas Alves, visitou, neste sábado (08/05) os municípios de Anamã e Manacapuru situados na calha do baixo Solimões, a 165 e 68 quilômetros de Manaus, respectivamente. O titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, coordenou as visitas.

Em Anamã, Alexandre Lucas Alves esteve em comunidades rurais que perderam suas produções, moradores ribeirinhos da comunidade Vila Nova e foi ao hospital. Ele também visitou os purificadores de água potável com as estações móveis e fixas do Projeto Água Boa, que o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil e em parceria com a Companhia de Saneamento do Estado (Cosama), já levou a mais de cinquenta municípios.

O secretário considerou muito importante a visita, porque conseguiu ver a realidade da população. Para ele “Isso é muito importante para nós, na hora de decidirmos a liberação de recursos e apoio do Governo Federal a essas cidades. Podem ter certeza que o Governo Federal se fará presente com recursos para essas pessoas que estão sofrendo sejam socorridas”, ressaltou Alexandre Lucas.

Ele observou que os purificadores de água são equipamentos de custo acessível, robusto e com um ganho social de saúde e de proteção para as pessoas.

“Acho que é uma boa prática que nós temos que difundir não só para as áreas do Norte mas para o Brasil inteiro. A Defesa Civil está convidada, no portal da Defesa Civil Nacional, a colocar esse projeto como um projeto de boas práticas, porque realmente é fantástico. Em termos de saúde, de proteção da dignidade humana é um projeto de baixo custo e que traz um benefício imensurável para as pessoas garantido seu direito e sua dignidade”, destacou.

O município de Anamã tem cerca de 13 mil moradores, sendo 9.570 atingidos diretamente pela enchente; e 2.392 famílias afetadas pelo desastre de inundação.

Em Manacapuru, que tem, hoje, uma população aproximada de 98 mil pessoas, 12 bairros estão afetados pela enchente. Ao todo, 40.052 pessoas já foram atingidas pela subida dos rios, de acordo com informações da Defesa Civil local. O secretário finalizou a visita no bairro Correnteza, um dos mais afetados pelas águas, onde conversou com moradores da área.

FOTO: Larissa França e Wesley Prata/Defesa Civil-AM

-publicidade-