As constantes cobranças feitas pelo vereador Chico Preto (PMN) na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) acerca da melhoria do serviço de transporte coletivo da cidade, vai ser complementada, a partir desta quinta-feira (16), com uma mobilização nos terminais de ônibus para convocar os usuários do sistema a pressionar a Prefeitura pela renovação da frota.

O parlamentar destaca que atualmente circulam mais de 300 ônibus com 10 anos de uso, o que é proibido pela a Lei Municipal 1.799/2013, e outros 100 completando uma década em 2019. Segundo Chico, o tempo de circulação dos veículos aliado à falta de manutenção adequada têm culminado na exaustão dos coletivos.

“É por isso que quebram, em média, 15 ônibus por dia na cidade de Manaus. A frota está esgotada e precisa ser renovada. A renovação foi prometida no ano passado pelo prefeito Arthur e até agora nem sinal de que isso irá acontecer”, afirma.

Panfletagem

Na mobilização, Chico Preto entregará panfletos contendo informações sobre o atual cenário do sistema de transporte coletivo de Manaus e o que tem feito, na Câmara Municipal, a fim de solucionar o problema.

“Vou mostrar que temos feito na Câmara para tentar solucionar esse problema. Fiz, em 2017, uma representação no Ministério Público cobrando a renovação da frota, que até hoje não aconteceu. Apresentei projeto para sustar o aumento da tarifa de ônibus para R$ 3,80 e diversos requerimentos convocando a Prefeitura para prestar esclarecimento, mas também nunca consegui uma resposta”, concluiu.

Foto: Alcides Netto