25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Chuvas em Manaus: Defesa Civil registra 18 ocorrências em um dia

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), comunica que as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) estão mobilizadas em resposta a 18 ocorrências causadas pelas chuvas nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. Os incidentes, que variam de alagações a deslizamentos e desabamentos, refletem o impacto do clima adverso na cidade.

Do total de registros feitos pela Central 199, oito foram de alagações, predominando na zona Norte com seis casos, seguidos por uma ocorrência tanto na zona Leste quanto na Centro-oeste. Os deslizamentos, que somaram seis, ocorreram majoritariamente na zona Sul, com cinco registros, e um na zona Leste. A zona Norte também presenciou dois desabamentos, enquanto a zona Sul teve um caso de destelhamento e a zona Centro-sul registrou uma situação de risco de desabamento.

A zona Norte de Manaus emergiu como a mais afetada pelas chuvas, concentrando oito das ocorrências do dia. Diante deste cenário, a Prefeitura reforça a importância de manter a população alerta e bem informada, seguindo as recomendações básicas para garantir a segurança:

  • Manter a rotina, porém, permanecer vigilante às condições climáticas;
  • Acompanhar as atualizações da previsão do tempo;
  • Buscar informações através dos meios de comunicação oficiais e canais da prefeitura;
  • Em caso de necessidade, recorrer aos números de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) para assistência.

Estas orientações visam a prevenção de riscos e a garantia de uma resposta rápida e eficaz a possíveis emergências causadas pelas chuvas em Manaus. A colaboração de todos é fundamental para enfrentar os desafios impostos pelo clima e minimizar impactos à comunidade.

spot_img