25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ciama e Associação dos Municípios convocam prefeitos a concorrerem a plano de gestão de resíduos sólidos do Ministério do Meio Ambiente

Representantes da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) e da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) definiram, nesta semana, ações prioritárias em torno do acordo de cooperação técnica firmado no fim de agosto, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), durante o programa “Amazonas Presente”. Dois dos itens centrais discutidos em reunião técnica foram projetos para gestão de resíduos sólidos e a realização de um grande evento, em Manaus, integrando todas as prefeituras do Amazonas.

O edital de resíduos sólidos foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente no final de agosto e tem prazo para submissão de projetos até 30 de setembro. “É um tempo muito curto para todo o levantamento de documentos, mas os nossos municípios podem e devem concorrer porque preenchem os requisitos”, explicou a engenheira florestal da Ciama, Kathleem Machado.

Os requisitos, ainda segundo a engenheira, são que o município possua o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Saneamento.

Na tarde desta quinta-feira (19/09), a Associação dos Municípios e a Companhia de Desenvolvimento disponibilizaram em seus sites (ciama.am.gov.br e aam.org.br) o formulário que deve ser preenchido pelas prefeituras e devolvido até as 17h da próxima segunda-feira (23/09).

Para o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, é importante que os municípios busquem a Ciama dentro do prazo. “São projetos que variam de R$ 1 milhão a R$ 5 milhões e contemplam desde caminhões, biodigestores, contentores, caçambas e geradores de energia a gás até composteiras e sacolas”, informa.

Além do edital para resíduos sólidos, a parceria da Ciama com a AAM está trabalhando no planejamento de um evento que vai reunir todos os prefeitos de Manaus, no mês de novembro, em Manaus.

FOTO: Divulgação/Ciama

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui