Ciama reúne microempreendedores em Silves

Uma equipe de técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) foi recebida pelo prefeito e pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Silves, durante visita ao município da Região Metropolitana de Manaus, com a finalidade de fazer um levantamento de demandas para elaboração de projetos para incentivar a economia local.

A equipe, formada por engenheiros, economista e socióloga, reuniu-se com cerca de 40 micro e pequenos empresários locais, interessados em submeter propostas aos programas de crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por meio de parceria com a Ciama.

A reunião foi aberta pelo prefeito de Silves, Paulino Grana (PSDB), que explicou por que resolveu buscar a Ciama. “Nós quisemos aproveitar a expertise da Companhia de Desenvolvimento para nos auxiliar com a elaboração de projetos tecnicamente corretos e, assim, ficarmos habilitados a captar os recursos para tudo que queremos fazer aqui em nosso município”, explicitou.

A coordenadora da equipe da Ciama, Cira Sena, agradeceu a acolhida e ressaltou que é uma orientação do governador Wilson Lima ouvir as necessidades dos prefeitos e buscar atendê-las o máximo possível. “Nós firmamos um termo de cooperação técnica para isso e estamos aqui com o objetivo de conferir de perto no que poderemos ajudar”, disse Cira.

O economista Ivaldo Bezerra explicou que a Ciama está trabalhando, em parceria com a Afeam, no sentido de agilizar cadastros e projetos no site da agência, permitindo maior celeridade na análise dos dados dos interessados nos recursos. “A Companhia de Desenvolvimento pode, ainda, auxiliar na elaboração de projetos que atendam às exigências da Agência de Fomento, desde que os candidatos estejam adimplentes e em dia com as documentações necessárias”, ressaltou.

Ao fim da reunião surgiram autônomos e microempreendedores interessados em financiamentos para venda de perfumes, comércio ambulante, construção civil, minigráfica e agroindústria de aproveitamento de frutas locais.

FOTO: Divulgação/Ciama