24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Cidadania será oferecida durante a 1ª Feira do Trabalho e Empreendedorismo

A emissão de documentos é um dos pilares da 1ª Feira do Trabalho e Empreendedorismo, marcada para os dias 2 e 3 de dezembro, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Cidade Nova, Zona Norte. Na ocasião, os interessados poderão emitir Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via), Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), a primeira edição da Feira acontece das 8h às 14h na sexta (2) e de 8h ao meio-dia no sábado (3).

A Setrab vai levar todos os serviços oferecidos pelo Sine Amazonas, por isso, além da emissão da Carteira de Trabalho, as pessoas poderão dar entrada no seguro-desemprego e fazer o cadastro de emprego. Ligado à secretaria, o Programa de Artesanato Amazonense será o responsável por levar artesãos para a comercialização de produtos.

A Setrab também vai contar com a participação de importantes parceiros na realização do evento, como o Fundo de Participação Especial (FPS) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), que estarão com suas equipes atendendo à população e esclarecendo dúvidas quanto à liberação de créditos, como o Programa de Crédito Solidário, cujo objetivo é atender pessoas em situação de exclusão social no contexto econômico produtivo.

Outros serviços

Para a emissão das RG e CPF, a Setrab vai contar com a colaboração da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Ouvidoria do Estado do Amazonas, respectivamente. As certidões de nascimento ficarão a cargo da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM). Já a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estará com uma equipe para fazer as fotos necessárias para a emissão dos documentos.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai oferecer nos dois dias serviços de massoterapia, corte de cabelo, maquiagem e esmaltaria. O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) vai levar o Programa Justiça Itinerante, além de contar com a participação da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), tanto no atendimento jurídico quanto por meio da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-AM.

Comercialização

Além do artesanato, quem comparecer ao Centro de Convivência Padre Pedro Vignola poderá comprar frutas e verduras frescas dos produtores da Agroufam, que levarão os mais variados tipos de produtos, tais como maracujá, abacaxi, cacau, queijo, açaí, macaxeira, cheiro verde, pimenta de cheiro, bem como plantas medicinais e ornamentais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui