27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Cmeis participam de mais uma formação do projeto ‘Sonhar, planejar, alcançar’

Educadores de 21 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), da Prefeitura de Manaus, participaram na tarde desta quarta-feira, 4/9, da terceira e quarta formação do projeto “Sonhar, planejar, alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias”. O evento foi realizado no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O projeto é uma parceria da prefeitura, por meio da Semed, e a Vila Sésamo, com apoio da MetLife Foundation, e trabalha na rede municipal de ensino com aproximadamente 4,9 mil crianças de 3 a 5 anos, e 200 professores. O objetivo é promover uma mudança de comportamento em crianças e seus familiares, contribuir para uma nova geração de pessoas que saibam consumir de forma consciente.

“Este projeto já está desde 2017 na Semed e todos os anos temos 20 escolas, e este ano estamos com 21 unidades. As escolas se preparam para ter essa educação financeira e saber usar o dinheiro adequadamente. Nesse encontro, os profissionais receberam orientações que darão respaldo maior para o sonho que será realizado com o recurso que também vem desse projeto”, explicou a assessora da Divisão de Educação Infantil (DEI), Rosana Dutra.

O projeto é de alcance mundial e em 2019 está sendo trabalhado em outras quatro capitais, além de Manaus: Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). De acordo com a coordenadora do projeto em Manaus, Vera Lúcia Oliveira, neste último encontro, além do legado deixado para as famílias no quesito da educação financeira, foi discutido o sonho, que é alguma benfeitoria realizada na escola.

“É um projeto que visa fortalecer financeiramente as famílias e as escolas, um trabalho integrado entre família e escola. O projeto é baseado em três pilares: sonhar, planejar e alcançar. Hoje estamos finalizando o quarto encontro onde vamos falar sobre o sonho, que é algo que fique para a escola, como a reforma de uma sala, a compra de algum bem que venha a ajudar futuramente”, informou Vera.

Para a gestora do Cmei Moacir Andrade, Carolina Pinheiro, a chegada do projeto na escola pode aproximar mais os pais, que aceitaram muito bema iniciativa. “Tem sido maravilhoso e benéfico para nossa escola. Quando começamos a trabalhar com os pais, por meio de formações e reuniões eles começaram a entender que o projeto veio para somar e abrir um pouco a mente das famílias dos nossos alunos e as nossas também, porque é um projeto que trabalha com educação financeira”, finalizou Carolina.

Texto – Alexandre Abreu /Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui