Na próxima segunda-feira, dia 16 de fevereiro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão do Governo do Amazonas, atenderá para coleta de sangue das 7h30 às 12h. Na terça-feira, dia 17, não haverá coleta, devido ao feriado. Na quarta-feira, dia 18, o atendimento será realizado a partir das 12h.
A campanha de doação de sangue promovida pela Fundação Hemoam recebeu a adesão do Conselho Regional de Farmácia (CRF-AM), na última quinta-feira, 12 de fevereiro, quando um grupo de profissionais de farmácia, tendo à frente a presidente da entidade, Ednilza Guedes, visitou a Fundação Hemoam. O grupo foi recebido pela coordenadora do Ciclo de Sangue, Socorro Viga.

A presidente do CRF-AM explicou que o Conselho local se integrou aos demais conselhos estaduais para incentivar nacionalmente todos os profissionais de enfermagem para a importância da doação de sangue nessa época do ano, devido ao fato de o Carnaval ser o período em que aumenta a demanda por estoques de sangue em decorrência de acidentes, principalmente de trânsito. O objetivo, de acordo com a titular do CRF-AM, é reunir o maior número de pessoas para doação em todos os hemocentros do País.

A Fundação Hemoam lançou a campanha da manutenção dos estoques de sangue no Carnaval no dia 31 de janeiro deste ano, com a meta de conseguir 1.250 bolsas de sangue doadas por semana, quantidade considerada ideal para manter o atendimento normalizado. Durante o período carnavalesco, a Fundação Hemoam também está realizando coletas externas utilizando a sua unidade móvel, o “Vampirão”. Além das coletas externas, o órgão está realizando a convocação dos doadores cadastrados no sistema e a chamada para novos doadores através de campanhas.

Perfil do doador – Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos, pode doar sangue. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade; que tenham comportamento sexual de risco; que sejam usuário de drogas; que tenham tido malária, que tenham recebido transfusão sanguínea ou que tenham tido doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses. Pessoas que apresentaram febre nos últimos 30 dias também não podem doar sangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here