27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Colônia de férias é o melhor tratamento para PCD’s, afirmam pais

Tratamento, saúde e desenvolvimento. As atividades da 2ª Colônia de Férias para PCD’s (Pessoas com Deficiência) vão além de brincadeiras e diversão. O trabalho realizado por servidores da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste, visa oferecer melhor qualidade de vida para as 130 crianças que participam da colônia de férias neste ano.

A Colônia de Férias é direcionada para crianças com autismo, deficiências físicas e mentais, além de síndromes diversas e é continuidade dos projetos realizados pela Prefeitura de Manaus para estas crianças durante todo o ano letivo. As atividades ocorrem no mês de janeiro, devido o atendimento a este público estar em recesso escolar e terapêutico.

Agora, neste mês de janeiro, a Colônia de Férias oferece aos participantes atividades como natação, circuito adaptado, capoeira, tênis, pinturas de desenhos e lanche ao fim das brincadeiras. A inovação deste ano foi a inclusão do passeio turístico no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

O clínico geral Israelson Taveira enumera os benefícios oferecidos aos participantes da Colônia. “As atividades em si são importantíssimas para o desenvolvimento físico e motor delas. Com isso, elas melhoram também a socialização com outras crianças. As atividades da colônia de férias são melhores que quaisquer medicamentos que elas poderiam tomar”, afirmou.

Participando do circuito adaptado com a filha Letícia dos Santos, Ângela do Nascimento afirmou as melhoras que a filha tem apresentado com as atividades da colônia de férias. “Antes ela tinha dificuldade na fala e agora está falando melhor e com boa coordenação motora”, comentou Ângela, sobre a filha que tem síndrome de down.

Lucas da Silva tem múltiplas deficiências. Para a mãe dele, Lourdes da Silva, se não fossem as atividades disponibilizadas pela Prefeitura, seu filho ainda teria muitas dificuldades. “A Colônia de Férias para PCD’s é ótima. Ajuda muito no desenvolvimento das crianças. Agora ele está na piscina. É uma atividade que ajuda muito na coordenação motora e a diminuir as crises que ele tem”, afirmou Lurdes da Silva.

O secretário da Semjel, Mário Barros, ressaltou a importância da ação para que a colônia de férias seja amplamente usufruída por quem precisa. “O nosso compromisso é de sermos melhores e atuantes para que essas crianças e seus pais possam ter momentos felizes, para que as atividades sejam seus verdadeiros tratamentos” declarou o secretário Mário Barros.

Unicef

Em sua primeira edição, a Colônia de Férias para PCD’s recebeu o convite do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) para se inscrever no prêmio “Promovendo Inovação, acesso e inclusão no esporte e atividade física para todos”, organizado pela entidade mundialmente. A ideia da premiação é inspirar boas práticas que mostrem o impacto positivo do esporte na vida das crianças e dos adolescentes.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui