25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Com 950 participantes, a 7ª edição do Festival Transforma promove socialização e inclusão no abrigo Moacir Alves

O Comitê Organizador Manaus 2016 realizou na manhã desta quarta-feira (22), a 7ª edição do festival Transforma, no Abrigo Moacir Alves, localizado no bairro do Alvorada I, zona Centro-Oeste da capital. Realizado pelo Governo do Amazonas, o evento tem ainda como parceiro a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria Municipal de Esportes (Semjel), Secretaria Estadual da Pessoa.

Foram 950 crianças participantes, entre acolhidas, comunitárias, e estudantes das redondezas do abrigo. A realização do evento no local teve por objetivo promover a socialização e a inclusão de crianças com síndrome de Down e deficiência motora, conforme explica o coordenador do projeto, Wendell Marques. “Nosso principal objetivo hoje era promover a inclusão social das pessoas com deficiência (PCD). Então tivemos pessoas com paralisia cerebral e os cadeirantes e foi surpreendente a aceitação. Alguns, cadeirantes com paralisia cerebral só respondem com o olhar e foi sem dúvida muito emocionante ver a reação deles ao praticar esporte”, disse.

O assistente social do abrigo, Igor Manolo, afirmou que a realização do festival na instituição deu um novo ritmo para as crianças participantes. “O resultado superou as nossas expectativas e sem dúvida é uma iniciativa que precisa ser repetia. A alegria das crianças abrigadas e da comunidade que participaram foi fantástica. Principalmente para os nossos alunos que puderam passar a manhã exercitando a potencialidade de cada um através do esporte”, falou.

No total, foram realizadas 15 modalidades na manhã desta quarta entre olímpicas e paraolímpicas, entre elas o hóquei, badminton, judô, luta olímpica, basquete, rugby e bocha. Já nos paraolímpicos, foram oferecidos a recreação adaptada, vôlei sentado e basquete de cadeira de roda. A responsável pelo setor psicopedagógico do abrigo, a psicóloga Fabiana Lima, aprovou o desempenho das crianças que participaram do festival. “Hoje tivemos a certeza que podemos envolver a comunidade nas ações do abrigo da melhor maneira possível. Com a vinda do Transforma, observamos que a comunhão entre esportes, a comunidade e a inclusão dos nossos acolhidos agrega o nosso projeto, a nossa instituição e tem muita relevância social”, encerrou.

Próxima edição – Ainda de acordo com a coordenação do Transforma, esta edição foi uma prévia da 8ª edição, que acontecerá no dia 8 de julho na Vila Olímpica do bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. “Lá, faremos uma edição só com as modalidades paraolímpicas”, finalizou Wendell.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui