27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Com a exigência da melhor imagem na era digital, consultoria de imagem desponta entre as novas profissões

Com as redes sociais cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, muitos têm utilizando seus perfis para divulgação pessoal e profissional. Mas qual a maneira correta de se comunicar com o público? O que vestir? Você sabia que as cores podem influenciar positivamente ou negativamente na sua imagem? E foi a partir dessa demanda da era digital que surgiu uma profissão nova no mercado: a consultoria de imagem e estilo. Esse novo segmento é uma das atividades que estão em alta no Brasil.

A exposição é uma exigência cada vez mais presente na vida de quem depende das redes sociais, seja para promover o negócio ou autopromoção, mas é preciso saber geri-la e como deve ser essa exposição. Todo mundo faz uma leitura de alguém, independente da gente querer ou não, é instintivo. Saber como deseja ser visto é a forma mais assertiva, de acordo com aquilo que queremos transmitir. Investir em cuidados com a aparência resulta em maior bem estar e autoconfiança, segundo a consultora de imagem Ghiysa Benchimol, que atua na área há cinco anos.

“O profissional, seja ele de qualquer área de atuação, precisa se reinventar fazendo investimentos nas suas redes sociais e mídias. Ele precisa entender da importância da imagem como ferramenta de venda, como ferramenta para passar credibilidade e uma imagem positiva. Principalmente durante a pandemia, onde os profissionais foram obrigados a trabalhar de casa, as pessoas aprenderam que precisam estar bem na frente do celular ou do computador. O consultor de imagem entra como peça fundamental para verificar o que pode ser mudado e para a pessoa reaprender a se comunicar. O profissional aprende a utilizar a linguagem corporal e a comunicação não verbal, como postura, acessórios, maquiagem, utilização das cores e roupas, para se comunicar assertivamente”, destaca a consultora Ghiysa Benchimol.

A consultoria de imagem trabalha tanto com clientes pessoas físicas, quanto jurídicas e existe um leque enorme de trabalhos que podem ser feitos como palestras para empresas, atendimento a mercado de luxo, varejo, montagem de mala de viagem, limpeza de guarda-roupa e a famosa análise cromática.

“O principal objetivo é entender qual a comunicação a sua imagem hoje está passando. Esta comunicação é a imagem que você quer passar? Você quer passar uma imagem de competência de elegância, de credibilidade? Será que sua postura, sua expressão corporal e as cores que você usa estão condizentes com a imagem que deseja passar? Nós trabalhamos em cima de disso, trazendo o objetivo de imagem para o cliente passar a ser aquilo que objetivou”.

Por conta do crescimento da profissão, o maior desafio atualmente é a concorrência. Mesmo com todo este crescimento ainda existem muitas pessoas que não sabem o que faz um consultor de imagem e quais os benefícios que o mesmo traz para seu cliente. Se antigamente ter um Personal Stylist era algo apenas para ricos e celebridades, hoje em dia qualquer pessoa pode ter uma ajuda com consultoria de imagem. O cantor de toadas Júlio Persil, de 25 anos, foi um dos artistas amazonenses que se rendeu à consultoria de imagem após entender a importância de se comunicar de forma assertiva.

“Desde 2009, eu tenho redes sociais e sempre fui uma pessoa muito presente nas plataformas digitais. Em 2015, eu cheguei a trabalhar com marketing digital e fui estudar a fundo como funcionavam os analytics dessas redes. No entanto, até aí, eu tinha planejamentos apenas para os outros, nunca imaginei que fosse utilizar esse trabalho para me promover. Hoje tenho ajuda de uma consultora de imagem para direcionar meu público de interesse e alavancar a estratégia de comunicação referente a minha imagem como artista. É sempre importante humanizar as redes sociais, as pessoas não procuram coisas feitas em Photoshop ou Ilustrator, elas querem ver o seu real, seu trabalho, querem te ouvir e nós sempre acabamos influenciando as pessoas de alguma forma. Tive um crescimento de 25% nos últimos meses para cá, desde que comecei a direcionar ainda mais meu público e isso só é possível quando você os conhece e sabe do que eles querem ver, quais são seus interesses e até mesmo projeção quanto a você. Isso muda tudo!”, destacou o cantor Júlio Persil.

Foto: Divulgação

spot_img