As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Com apoio da Sepror, ‘Programa de Redução de Desperdício nas Feiras’ arrecada 31 toneladas de alimentos em 7 meses

Programa conta com a parceria do Programa Mesa Brasil do Sesc

O “Programa de Redução de Desperdício nas Feiras”, executado pela Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) de março a setembro de 2019, visa a redução de desperdício de alimentos, garante segurança alimentar à população em vulnerabilidade social e contribui para a erradicação da pobreza, através do recolhimento dos produtos nas feiras de Manaus e a distribuição para instituições cadastradas.

Atualmente, três feiras participam do programa: a Feira da Banana, a Feira da Manaus Moderna e a Feira de Produtos Regionais da ADS, do Shopping Ponta Negra, e de onde saem, semanalmente, aproximadamente 1 tonelada de legumes, frutas e verduras.

Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Programa Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, na aonstantinopla, Campos Elíseos, onde é feita a triagem e a distribuição.

“Com o apoio do Sesc, conseguimos fazer a triagem dos produtos arrecadados, que, a partir daí, são distribuídos para 65 instituições do banco de dados do Programa Mesa Brasil. Vale lembrar que todo ano é aberto o edital para que novas instituições possam se cadastrar”, lembrou Carlos Henrique, coordenador do projeto e servidor da Sepror.

Casa do Migrante Jacamim – Atendendo cerca de 280 pessoas em situação de vulnerabilidade, a Casa do Migrante Jacamim, localizada na avenida Mário Ypiranga, Flores, recebeu, no último dia 10 de outubro, aproximadamente 580 quilos de alimentos, entre verduras e hortaliças, através do Programa.

Para a diretora do abrigo, Soraia Araújo, a captação desses alimentos é muito importante, pois ajuda a combater a fome de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Esta entrega causou um impacto muito positivo e coincidiu de termos nesta mesma semana a doação de peixes. Então, aproveitamos para montar um cardápio adaptado ao alimento recebido. Para nós, essa também é uma oportunidade de cuidar da saúde deles, com maior qualidade, já que precisam tanto de apoio nutricional”, declarou Soraia.

ODS – O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que a redução de desperdício faz parte do Plano Safra Amazonas e é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das nações Unidas (ONU), visando garantir soberania alimentar.

“Estamos alinhados e trabalhando para erradicar a fome e as desigualdades sociais no Amazonas”, destacou Petrucio Magalhães Junior.

FOTO: ARQUIVO/SEPROR

você pode gostar também