27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Com carta motivacional, escola resgata alunos para conclusão dos estudos

Estudantes se voluntariaram para levar cartinhas à casa de quem tinha desistido

Motivar os alunos que tinham desistido do semestre a voltarem às salas de aula foi o ponto de partida para o corpo docente da Escola Estadual (EE) Leticio de Campos Dantas, no bairro Cidade de Deus, escrever cartas os convidando a retornar à unidade de ensino. Em uma semana da ação, batizada de “Busca Amiga”, o número de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) saltou de 68 para 310.

O projeto começou no dia 5 de julho, coordenado pelo pedagogo Evandro Matos, em parceria com os professores. O texto era sucinto: “[…] Nós estamos dispostos a ajudá-lo, porém, é necessário um esforço de sua parte. Não há tempo a perder. Compareça à secretaria da escola, de preferência no seu horário de estudo, com a máxima urgência, em até dois dias após o recebimento deste comunicado”, mas mostrava que o aluno ou aluna ainda podia ter êxito na escola.

Davi Silva, de 18 anos, foi um dos estudantes a receber a carta. Ela foi levada por uma colega que morava próximo. Ele explicou que estava viajando e, quando voltou, não foi mais para as aulas, nem acompanhou os conteúdos do “Aula em Casa”. Após receber a carta, ele decidiu retornar.

“Foi muito bom, achei esse projeto muito legal, até porque eu pensava que tinha perdido um ano. Eles passaram um cronograma com trabalhos e provas, aí terminei agora e vou participar da formatura”, conta o estudante.

Para incentivar ainda mais os estudantes, a equipe docente comprou cestas básicas para dar aos cinco alunos que mais trouxessem outros alunos para a escola. As entregas das cartas foram voluntárias e feitas por estudantes que moravam nas proximidades uns dos outros, conforme mapeamento realizado no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam).

O gestor da EE Letício de Campos Dantas, Cristiano Tavares, comemora o resultado. “O projeto deu certo, nós fizemos esse mapeamento e conseguimos chegar até esses alunos. Foram 33 dias pelo ‘Busca Ativa’ e não houve o resultado esperado. No ‘Busca Amiga’, o resultado foi um sucesso em uma semana. Sexta-feira passada fizemos uma reunião e ficamos felizes com a quantidade de alunos. Inclusive, agora vamos fazer a formatura deles”, frisa.

Nova EJA – A EJA está com as matrículas abertas nesta quarta (21/07) e quinta-feira (22/07). O acesso pode ser feito pelo site www.matriculas.am.gov.br ou em qualquer escola da rede pública estadual. A assessora pedagógica da EJA, Neila Buzaglo, reforça que o formato da modalidade mudou e está adaptada para atender a realidade do público de interesse.

“A EJA veio com novo formato, agora, em 2021, nós estamos com um currículo adaptado para nossa clientela e para o acesso, que é a idade. De novo, nós temos as nomenclaturas, que são muito mais fáceis de entender, as séries agora são etapas, e o tempo. A Secretaria de Educação visou otimizar o tempo desse aluno e ele consegue concluir uma série em um semestre. Isso já chama a clientela e é um atrativo maior para os alunos”, explica Buzaglo.

FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

spot_img