Dois ouros, três pratas e cinco vagas para a disputa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs). Este foi o saldo da Etapa Regional 2 da competição, que aconteceu de 19 a 23 de setembro, e teve Manaus como sede do evento. Ao todo, cerca de 1.200 atletas de nove estados brasileiros, sendo sete da região Norte, mais Mato Grosso e Distrito Federal, participaram da competição, que recebeu o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). No último domingo (23/09), várias praças esportivas serviram de palco para que os campeões e vice-campeões dos Jogos fossem conhecidos e as vagas nacionais preenchidas.

Com quatro vagas já garantidas na etapa nacional, sendo duas para o futsal Infantil (12 a 14 anos) masculino e feminino, além do vôlei Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos) masculino, o Amazonas sacramentou mais cinco lugares na disputa, que acontecerá de 12 a 25 de novembro, em Natal – RN, e terá, portanto, nove representantes.

Para a Fase Regional 2, duas equipes de handebol do Interior, Urucará e Coari, protagonizaram partidas emocionantes e obtiveram a segunda colocação nos jogos. A equipe masculina Infantil de Coari foi uma das contempladas, uma vez que, conforme o regulamento da competição, “Campeões e vice-campeões de cada torneio regional conquistam a classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares”. A outra vaga foi para o time Infantil feminino de Urucará que, pela primeira vez, pode representar o Estado a nível regional e fez bonito em uma partida eletrizante, perdendo por dois gols, mas garantindo o passaporte para a próxima etapa da competição.

Para o professor e técnico do elenco, Denis Rocco, a equipe teve erros, mas tem um mês para se preparar mais e ter um bom desempenho na competição nacional. “Fizemos uma ótima partida, mas pecamos na defesa. Estamos felizes por conseguir a vaga para Natal, mas queríamos mais. Estaríamos saciados se o título fosse nosso. Vamos procurar acertar a defesa, para chegarmos mais preparados. É uma competição nova para as meninas, já que elas nunca chegaram numa disputa a esse nível. Eu acredito que elas tem muito potencial para melhorar a parte técnica e tática, então vamos em busca do título dos Jogos Escolares da Juventude 2018”, afirmou.

Além dessas, mais duas vagas foram conquistadas na modalidade voleibol feminino. O Centro Educacional La Salle, na categoria Infantil (12 a 14 anos), ficou em 2º lugar no torneio, após ser vencido pela equipe de Roraima, da Escola Estadual Professora Idarlene Severino da Silva. No contraponto deste resultado, as amazonenses do Centro Educacional Adalberto Valle, na categoria Juvenil (15 a 17 anos), conquistaram o ouro, depois de vencer por dois sets a um as paraenses do Colégio Impacto.

Invictas – No futsal feminino Juvenil, mostrando vasta habilidade com placares sempre esticados, o time do Recanto da Criança venceu por 5 a 0 as brasilienses do JK Guará, e vão para o nacional invictas. Autora de um dos gols da partida, a atacante Giovanna Ferreira, 16, sai da competição realizada. “Foi um bom jogo, bastante disputado, mas vencemos. Nós treinamos para isso e estamos indo adiante, me sinto com o dever cumprido”, destacou a jogadora que é mais conhecida como “Ronaldinha”, por conta de toda a sua habilidade.

O técnico da equipe, Ivanildo Alves, ressalta que esta geração de jogadoras ainda vai proporcionar muito orgulho para o Amazonas e afirma que vai treinar ainda mais a equipe para trazer uma medalha na fase nacional. “Ano passado, essas meninas ficaram em quarto lugar nos Jogos Escolares da Juventude. Elas vêm de um crescimento e eu acredito que são uma geração muito promissora para a modalidade no Estado. Venceram essa fase regional contra excelentes equipes e, agora, frente a esse título, vamos treinar ainda mais para trazer uma medalha. Não sabemos qual a cor, mas temos certeza que ela virá”, finalizou.

Juventude, Esporte e Lazer – Para o secretário da Sejel, Manoel Almeida, a Etapa Regional 2 do JEJs foi mais uma oportunidade para o Amazonas mostrar sua força e garantir a cidade como destaque no calendário dos grandes eventos esportivos do país. “Manaus sediou esta fase regional dos Jogos Escolares da Juventude e pudemos acompanhar pessoas de vários lugares do Brasil que passaram por aqui. Acredito no esporte de base e na força que a juventude tem. Foi um grande evento e nossos atletas puderam mostrar o esporte amazonense como referência. Na fase nacional, teremos nove representantes de várias modalidades e isso é motivo de orgulho, pois cada vez mais ganhamos espaço no cenário brasileiro”, destacou.

FOTO: MAURO NETO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here