25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Com exposição “Tons do Brasil”, estudantes da rede estadual celebram o Dia da Consciência Negra

Em antecipação ao Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, a escola estadual Rosina Ferreira, localizada no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, promoveu, na última quinta-feira, 19 de novembro, o evento “Tons do Brasil”, destacando a cultura afro-brasileira e suas influências.
Contando com a participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio, a ação escolar teve como principais objetivos: valorizar a cultura negra e a identidade de cada indivíduo; redescobrir a cultura negra; desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana; compreender o dia da Consciência Negra e suscitar uma compreensão crítica acerca da realidade social brasileira.

Coordenado pelos professores Elton Neves e Sabrina Campos, o evento “Tons do Brasil” foi marcado por exposições de pesquisas realizadas pelos estudantes tratando sobre temas como o combate ao racismo e ao pré-conceito; formação dos quilombos; biografia de Zumbi dos Palmares, dentre outros. Além disso, os estudantes protagonizaram apresentações culturais como rodas de capoeira, danças e desfile de indumentárias afro-brasileiras.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa e um dos idealizadores do projeto na escola, Elton Neves, a atividade foi bastante positiva para sensibilizar os estudantes quanto à importância da presença dos negros na sociedade. “Através dessa atividade, buscamos sensibilizar toda a comunidade estudantil quanto à importância do respeito ao próximo, independentemente da cor da pele. Essas ações reforçaram os conceitos que já trabalhamos em nossa escola, favorecendo o entendimento acerca da diversidade”, esclareceu o professor.

Aprendizado

Cursando o 9º ano do ensino fundamental, o estudante William Augusto, 14, ressaltou a importância das atividades realizadas para a celebrar a data histórica. “Nessa atividade, além de entender a importância dessa data, pude perceber a beleza presente na arte africana, que revela muito da história desse povo. As máscaras, por exemplo, eram comumente usadas para representar parentes, seres mitológicos e até deuses. A atividade foi muito positiva”, explicou o estudante.

Dia da Consciência Negra – Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, no ano de 1695.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui