27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Com o tema ‘Compartilhe a sua luta’, Outubro Rosa 2018 terá ações na capital e interior

Com o tema “Compartilhe a sua luta”, as ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) realizam, no próximo dia 1º, a partir das 17h30, a abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa, no Estado. O evento será realizado na sede da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), localizada na rua Padre Manoel da Nóbrega, s/nº, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, que terá sua fachada iluminada com a cor rosa, simultaneamente com outros órgãos e monumentos localizados na capital e municípios do interior, dentre eles, o Teatro Amazonas e a Fundação Alfredo da Matta, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

O objetivo da campanha Outubro Rosa é sensibilizar a população para os cuidados e prevenção ao câncer de mama, neoplasia que mais mata no mundo. No caso do Amazonas, se estende também ao câncer de colo uterino, por ser o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres do Estado. No Brasil, o movimento é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e ONGs filiadas à entidade, que este ano criou a #compartilheasualuta, para que mulheres e familiares que lutam contra a doença possam partilhar suas experiências nas redes sociais.

No Amazonas, o movimento conta com o apoio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Susam. A FCecon estará envolvida em diversas atividades e palestras relacionadas aos fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento de câncer de mama e de colo uterino.

Durante o mês de outubro, também serão intensificadas as coletas de exames preventivos (Papanicolau) e de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da realização de palestras em escolas da capital e do interior. As ações contarão com a participação de profissionais voluntários, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Interior – A expectativa dos organizadores é de que as ações ocorram em mais de 20 municípios. São eles: Manaquiri, Eirunepé, Novo Aripuanã, Itacoatiara, Maués, Borba, Careiro da Várzea, Tonantins, Canutama, Barreirinha, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Carauari, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Santa Izabel do Rio Negro, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Iranduba.

A coordenadora estadual da Atenção Oncológica e chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon, Marília Muniz, chama atenção para a necessidade de adesão de todos os setores da sociedade, para que as mulheres fiquem alertas e façam seus exames preventivos e de detecção precoce dessas graves doenças.

Segundo Marília Muniz, que preside voluntariamente a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o movimento já acontece há pelo menos 11 anos, envolvendo diversos parceiros. Ela explica também que, como parte da programação, o Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona centro-sul, contará com um estande e ações de sensibilização.

Câncer de mama – Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Em 2018, a estimativa é de 59.700 novos casos. Existem vários tipos de câncer de mama, porém, alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. O câncer de mama também pode acometer homens, mas é raro e representa apenas 1% do total de casos da doença.

A prevenção ao câncer de mama não é totalmente possível, em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

A detecção da neoplasia é feita por meio do exame de mamografia. O exame é feito com prescrição médica e recomendado para as mulheres acima de 40 anos, que podem obter informações sobre os procedimentos nas unidades de saúde. O tratamento para a neoplasia envolve o tripé cirurgia, radioterapia e quimioterapia, ofertado pela FCecon.

Como reduzir o risco – Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Sinais e sintomas – O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

Câncer de colo de útero – O câncer de colo de útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente de alguns tipos (chamados oncogênicos) de Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vírus é muito frequente, entretanto, não causa doença na maioria das vezes, porque as mulheres (80%) conseguem eliminar o HPV e não desenvolver as lesões. Mas, uma pequena parcela (20%) não consegue expulsá-lo espontaneamente do organismo.

Nos casos em que há alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, as modificações são identificadas facilmente no exame preventivo e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, o preventivo deve ser feito preferencialmente por mulheres entre 25 e 64 anos, que têm ou tiveram atividade sexual.

A prevenção é feita com vacinação contra o HPV, antes do início da vida sexual e fazendo o exame preventivo (Papanicolau). Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos. A vacina contra o HPV faz parte do calendário de imunização do Ministério da Saúde (MS) e está disponível nas unidades básicas de saúde, para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O Inca estima 16.370 novos casos no país para 2018 e, no Amazonas, estão previstos 840 casos.

É uma doença de desenvolvimento lento, que pode seguir sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos mais comuns para o câncer do colo do útero estão a cirurgia e a radioterapia, os quais são oferecidos pela Susam, por meio da FCecon. O tipo de tratamento dependerá do estadiamento da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

Programação do Outubro Rosa

· Dia 1º de outubro – Cerimônia de Abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2018, às 17h30, na seda da LACC;

· Dias 1º, 15 e 23 de outubro – Uma equipe do DPCC/FCecon estará com estande na garagem da empresa de transportes urbanos Eucatur, onde serão distribuídos materiais educativos e realizadas palestras sobre a importância do autoexame e de se fazer o exame preventivo;

· Dia 1º outubro – Uma equipe do DPCC/FCecon estará no Terminal de Integração (T4), às 9h, localizado na avenida Camapuã, s/nº, bairro Jorge Teixeira, zona leste. Com o tema “Uma viagem contra o câncer de mama”, em parceria com a empresa Eucatur, a equipe realizará ações de prevenção no ônibus rosa articulado;

· Dias 9, 10 e 11 de outubro – Cardiologistas, mastologistas e ginecologistas da FCecon realizarão treinamento no município de Maués (distante 356 quilômetros da capital) sobre oncologia básica. O curso é voltado para profissionais de saúde da atenção primária;

· Dia 21 de outubro – Será realizada a Pedalada Rosa, em parceria com o Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Estado do Amazonas. O grupo sairá do Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Perimetral, s/nº, bairro Parque Dez. A concentração será às 7h30 e os ciclistas percorrerão as ruas do bairro.

· Dia 31 de outubro – Encerramento das atividades, com a “Caminhada das Vitoriosas”, na Praia da Ponta Negra, a partir das 18h. A proposta é percorrer a orla da praia.

FOTO: AGUILAR ABECASSIS E VALDO LEÃO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui