26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Com obras em estágio avançado, Prosamim no igarapé do Sesc é vistoriado pelo governador José Melo

O governador José Melo fiscalizou as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no igarapé do Sesc, no bairro Alvorada, zona centro-oeste da cidade, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro. Com previsão de entrega para o próximo mês, a obra está beneficiando mais de 400 pessoas da região com melhoria nas condições de infraestrutura, saneamento básico e na área de segurança pública. O investimento é da ordem de R$ 5,9 milhões com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF).

As intervenções no Igarapé do Sesc estão em fase de finalização. O projeto contempla a requalificação urbanística da área, a recuperação de mais de 270 metros do igarapé, além da implantação de espaços de esporte e lazer – como praça arborizada e uma academia ao ar livre. Durante a vistoria, o governador reuniu com moradores e determinou a construção de uma quadra poliesportiva dentro do projeto.

Para a obra no igarapé, 40 famílias foram indenizadas e tiveram as casas retiradas do leito do igarapé. Quem mora na região relata melhorias, mesmo antes da inauguração. O comerciante Moésio Moraes, 50 anos, é uma das testemunhas das mudanças na comunidade. “Antigamente, quando cheguei aqui, era muito perigoso, tínhamos problemas com a ‘bandidagem’. O local também era feio e a obra veio nos beneficiar muito, já que a segurança melhorou, assim como a qualidade de vida. Todos que moram aqui e em volta estão sendo beneficiados”.

“Antes isso era uma área vermelha. A situação era caótica, viviam alagando as casas de madeira. Os tubos de esgoto iam todos para o igarapé e quando chovia transbordava. Como não tinha fluxo, alagava todas as casas. Agora não tem mais aquela podridão. Melhorou bastante”, relatou a técnica em enfermagem Josimeire Cristina, 37 anos, residente no lugar há três anos.

Outras obras – Além do igarapé do Sesc, o Governo do Amazonas tem obras do Prosamim programadas e em fase de execução em outros oito igarapés em Manaus e um na cidade de Maués, que está sendo licitado. Somente neste ano, mais de R$ 400 milhões em obras estão previstos. No bairro do São Raimundo, o Prosamim está em andamento e terá, entre outras ações, a construção de sistema viário e de um conjunto residencial com 190 apartamentos.

“Aqui (no igarapé da Sesc) tinha uma situação de insegurança muito grande quando chovia. O igarapé transbordava e invadia as casas. Aqui ficava uma região de difícil acesso para a polícia. Era uma região onde o tráfico de drogas prevalecia e resolvemos isso, não só com esse igarapé, mas com o do São Sebastião e Bindá. Vamos atuar não só para tirar as pessoas dessa situação difícil em que vivem, mas também para tirar o tráfico de drogas e melhorar a beleza da cidade”, frisou o governador.

José Melo afirmou que as intervenções do Prosamim ganharão força este ano com a obtenção do empréstimo junto ao Banco do Brasil para o pagamento de indenizações das famílias da área de influência dos projetos. “As obras do igarapé do São Raimundo estão aí em ritmo muito forte. Os recursos estão em caixa e conseguimos com o empréstimo do Banco do Brasil recursos para a desapropriação desses igarapés todos. A obra vai ter um ritmo grande, de maneira que aos poucos, apesar da crise e de todas as dificuldades, a gente vai tocando”, disse.

Inaugurações – Para este ano, o governador anunciou que três etapas do Prosamim na bacia do São Raimundo serão inauguradas, incluindo o conjunto habitacional. “Estamos atuando também no igarapé do Educandos e, até o final do próximo ano, faremos um encaixe e aí vamos sair do Distrito até o centro da cidade, na Manaus Moderna, por uma via expressa”, disse.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui