24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Com operação Catraca, PM fez mais de 5 mil abordagens em ônibus de Manaus

As ações de patrulhamento ostensivo da “Operação Catraca”, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizaram 5.859 abordagens no primeiro semestre do ano, em Manaus. A medida teve impacto decisivo na redução dos casos de roubos a ônibus na capital, que apresentaram redução de 40% no período.

Das abordagens feitas pela Polícia Militar, através das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) de cada bairro, 4.777 foram a ônibus urbanos e 1.082 a microônibus.

O reforço das operações é uma determinação do secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, para levar mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo.

A ação é aprovada pelos usuários e pelos profissionais que utilizam o transporte coletivo todo dia, como explica a motorista Cleucileuza Queiros. “Essa revista que vocês fazem é de grande importância, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Deixa as pessoas mais seguras, tanto eles quanto a gente (motoristas e cobradores). Ficamos felizes com essa ação, que ela continue”, afirma.

De acordo com o tenente da Polícia Militar, Fabiano Carlos, a operação é norteada pela análise de dados estatísticos sobre índices criminais, que leva em conta as áreas nas quais mais ocorrem delitos em ônibus.

“A operação consiste na abordagem a coletivos, de acordo com a análise de estatísticas de índices criminais, como roubo, porte ilegal de arma, tráfico de drogas, dentre outros crimes que possam ser cometidos”, explica.

Rota Segura

A Operação Rota segura é outra ação ostensiva de patrulhamento realizada pela Polícia Militar, no horário da madrugada, para evitar assalto a rotas que estão retornando ou a caminho do Polo Industrial e outras empresas. No primeiro semestre deste ano, 723 ônibus de rotas foram abordados pelas ações da Polícia Militar.

Redução

Os registros de roubos a ônibus caíram 40% no primeiro semestre. Entre janeiro e junho, foram notificadas 846 ocorrências do tipo, contra 1.424 feitas no mesmo intervalo de meses de 2018.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui