Com queda nas viagens para fora do país, brasileiro usa tecnologia como alternativa para comprar itens importados

Segundo levantamento do site Melhor Câmbio, o dólar de turismo chegou a ser vendido para o consumidor final por R$ 4,50 em agosto

Aplicativo Grabr é opção para driblar dólar alto e comprar no exterior mesmo sem viajar

A escalada do dólar nesse segundo semestre de 2018 acabou gerando efeitos negativos no turismo internacional. Com o dólar mais alto, os gastos de brasileiros no exterior em agosto chegaram a US$ 1,382 bilhão, com redução de 20,8% em relação a agosto de 2017 (US$ 1,745 bilhão),de acordo com o Banco Central.

Com a queda nas viagens internacionais, os brasileiros passaram a buscar alternativas para realizarem as compras no exterior. Graças à tecnologia já é possível comprar produtos importados, sem sequer viajar para fora. Uma opção é o aplicativo Grabr – (https://grabr.io/pt/) – plataforma de compartilhamento de bagagem que possibilita a compra de produtos importados por meio de viajantes.

A startup americana está presente em mais de 120 países e permite que consumidores brasileiros adquiram cosméticos, aparelhos eletrônicos, itens para enxoval, entre outros tipos de produtos importados com mais facilidade, economia e segurança. Pesquisas mostram que alguns produtos chegam a custar até 80% a menos se adquiridos no exterior, como é o caso de artigos para bebês ou eletrônicos.

Como importar com segurança pela plataforma?

Ao conectar compradores a viajantes, a plataforma beneficia tanto ao comprador – que pode economizar na compra de importados – quanto ao viajante, que recebe uma taxa de recompensa pela compra e pode gerar uma renda extra, contribuindo com os custos da viagem. Em caso de problemas com o pedido e entrega da compra, a startup reembolsa os valores pagos, garantindo a segurança das transações.

Para gerar um pedido na plataforma é necessário inserir alguns dados do produto como a descrição do item e link de onde ele pode ser comprado. Dessa forma, o pedido fica disponível para os viajantes cadastrados e, aquele que puder comprá-lo, entra em contato com o comprador para combinar os detalhes da transação e a data da entrega. Por último, o aplicativo calcula automaticamente o valor do produto com base no preço praticado no exterior, adicionando uma sugestão de taxa de recompensa, que também pode ser negociada entre o viajante e comprador.

Sobre a Grabr

Disponível nos formatos de app e desktop, a plataforma Grabr permite que viajantes monetizem suas viagens por meio de recompensa, ou seja, ao trazer produtos dentro do espaço livre de suas bagagens, o usuário recebe uma bonificação. Presente em 120 países, a Grabr possui mais de 500 mil usuários em todo mundo. Criada em 2015 em São Francisco – EUA pelos russos Daria Rebenok e Artem Fedyaev, a startup obteve no ano passado um faturamento de cerca de 7 milhões de dólares e agora chega a América do Sul, onde enxerga um grande potencial de mercado. No último mês de março, recebeu um aporte de US$ 8 milhões da Foundation Capital e segue em franca expansão para tornar cada vez mais forte no mercado brasileiro.

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