24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Com questões comentadas, Seduc realiza simulado para o Enem

Para avaliar o nível de conhecimento dos estudantes da rede pública estadual acerca dos conteúdos direcionados à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro em todo o país, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e sua Gerência do Ensino Médio, realizou no último sábado (9), a correção das questões do primeiro simulado comentado voltado ao exame nacional.
A correção do simulado foi transmitida, simultaneamente, via Centro de Mídias de Educação do Amazonas a todos os estudantes do ensino médio matriculados nas escolas estaduais da capital e dos 61 municípios do interior. Com a atividade, todos os professores que organizaram as questões, puderam esclarecer as possíveis dúvidas dos estudantes que fizeram o simulado e tudo em tempo real. As questões trabalhadas foram retiradas de edições anteriores do exame.

As provas do simulado foram aplicadas na última sexta-feira, dia 8 de julho, para os 50 mil alunos da 3ª série do ensino médio das 196 escolas estaduais na capital e no interior que atendem essa modalidade. O tempo de duração do ensino médio foi de duas horas.

A ação é parte das metodologias dos aulões do Enem, projeto da Seduc para preparar os estudantes do terceiro ano do ensino médio para as provas. O simulado contemplou os conteúdos ministrados no primeiro semestre de 2016.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima, o simulado comentado é mais uma iniciativa inédita da Seduc para reforçar o entendimento dos estudantes acerca dos conteúdos ministrados em cada componente curricular e prepará-los da melhor forma para o exame nacional.

“Essa é mais uma grande iniciativa da Seduc, coordenada pela nossa equipe de professores, para tornar mais fácil a assimilação dos conteúdos que constarão no Enem pelos nossos estudantes. Ações como essa são apenas parte do amplo trabalho que está sendo realizado durante todo o ano de 2016, cuja finalidade principal é garantir aos jovens da rede estadual condições para obter excelentes resultados no exame nacional”, afirmou secretário da Seduc, Algemiro Lima.

Segundo o coordenador das ações do simulado, professor Aldemir Malveira, essa é uma metodologia diferenciada, que ajuda a reforçar os conteúdos. “Antes, os alunos faziam o simulado e faziam a correção via gabaritos. Neste simulado, os alunos que fizeram a prova, terão a oportunidade de corrigi-la juntamente com os professores, que explicarão e tirarão as dúvidas dos alunos em tempo real. Este é o diferencial, pois é uma forma de reforçar também os conteúdos passados nas aulas e as habilidades dos estudantes”, disse.

O coordenador disse também que apesar do simulado ter sido voltado preferencialmente para os alunos da 3ª série do ensino médio, os estudantes das 1ª e 2ª séries também puderam participar, pois é uma forma de se prepararem para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), além de ganhar experiência para fazer o Enem. O próximo simulado comentado está previsto para ser realizado em outubro deste ano, antecipando-se à aplicação das provas do Enem.

O simulado foi dividido em questões dos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Onze professores realizaram a correção e sete deles conduziram os comentários. Os demais estiveram à disposição para esclarecer as dúvidas dos alunos. Os docentes que participaram da correção foram: Aldemir Malveira, Ana Cavalcante, Dayson Jardim, Fábio Cauper, José Cavalcante, Josildo Severino, Luciana Brito, Manoel Clóvis, Newton Lima, Sabrina Araújo e Sheyla Cordeiro.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui