24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Com serviços de saúde e de beleza para idosos, Sejusc encerra campanha ‘Novembro Azul’

Atividades ocorrem no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) nesta terça-feira (24/11)

Encerrando as ações em alusão à campanha “Novembro Azul”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) preparou uma programação especial para idosos. As atividades acontecerão nesta terça-feira (24/11) no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), localizado na rua do Comércio, bairro Parque 10, zona centro-sul, com café da manhã, serviços de cabeleireiro, barboterapia e aferição de pressão, temperatura e teste de glicemia.

A ação, intitulada “Novembro Azul: a saúde do homem pede atitude”, inicia às 9h no Centro e ocorre em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI). Entre os parceiros está a equipe de enfermagem da Policlínica Castelo Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e Instituto Embelleze.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, destacou que a ação tem como foco os idosos em situação de vulnerabilidade que procuram a rede de proteção em busca de seus direitos.

Ele destaca ainda que, no local, a população idosa receberá café da manhã, informativos de prevenção ao câncer de próstata e lembrancinhas preparadas pela equipe do Cipdi. Um vídeo com orientações da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) também será exibido ao público presente.

De acordo com a secretária executiva adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa, Franciane Alves, as atividades devem reunir cerca de 50 idosos atendidos tanto pelo Cipdi quanto pela Delegacia do Idoso.

“A gente consegue identificar nos atendimentos que os idosos, principalmente do sexo masculino, têm resistência em procurar atendimento médico e realizar os exames. Buscamos sempre indicar para que eles façam a consulta com um urologista ou proctologista, porque o diagnóstico dessa doença alcança principalmente quem está em processo de envelhecimento”, destacou Franciane.

Cipdi – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque Dez, zona centro-sul.

Entre os serviços oferecidos pelo centro estão orientações, visitas em domicílio, articulação de ações de cidadania, encaminhamentos para a rede de proteção e mediação de conflitos.

FOTO: Divulgação

spot_img