31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Comando da 12ª Região Militar comemora 46 anos de existência

DSC_0023O Comando da 12ª Região Militar (12ª RM), organização militar subordinada ao Comando Militar da Amazônia (CMA), realizará no dia 14 de abril às 16h uma formatura comemorativa em alusão aos seus 46 anos de criação. Além de autoridades civis e militares, na solenidade estarão presentes representações de Organizações Militares e de Instituições Civis da Amazônia.

Durante a cerimônia, será entregue o “Diploma de Amigo da 12ª Região Militar”, que tem como objetivo distinguir personalidades e instituições civis e militares que tenham prestado relevantes serviços a esse grande comando territorial. Logo após, será oferecido um coquetel para os presentes.

A 12ª Região Militar é um Grande Comando Territorial singular no contexto do Exército Brasileiro. Em tempos de Paz a 12ª Região Militar tem como principais objetivos, o comando, planejamento e execução do apoio às Organizações Militares da Amazônia Ocidental, bem como o planejamento do preparo e da execução da mobilização e das atividades ligadas ao equipamento do território.

Além disso, desenvolve importantes atividades como as afetas ao Serviço Militar, aos transportes administrativos, à assistência social ao pessoal militar e de seus dependentes e a fiscalização dos produtos controlados. Desde sua criação tem contribuído de forma expressiva para aumentar e manter a presença nacional na vasta área de nosso País denominada Amazônia.

Histórico

Há mais de meio século, precisamente em 15 de julho de 1948, o então Ministério da Guerra criou o Comando de Elementos de Fronteira nesta cidade de Manaus, por transformação do Comando dos Destacamentos de Fronteira, com jurisdição sobre os Estados do Pará e Amazonas e os Territórios do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Com o crescimento da prioridade atribuída à área, foi criado em Belém o Comando Militar da Amazônia e, em 1969, transferido para Manaus reunindo-se a este Comando da 12ª Região Militar, então criada. Treze anos mais tarde, separada do CMA, a 12ª RM, estabelecida como Grande Comando independente, iniciou a busca de uma denominação histórica à altura de sua importância.

A origem da OM confunde-se com a história do Comando Militar da Amazônia (CMA), quando de sua transferência da cidade de Belém-PA para Manaus-AM, passando pela extinção do Grupamento de Elementos de Fronteira (GEF), ocorrida em 17 de abril de 1969. O Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, antigo governante da então província do Grão-Pará, em meados do século XVIII, percorreu vasta extensão da Capitania, incorporando novas comunidades, fundando vilas, integrando o território, realizando a política de povoamento e garantindo a posse da terra, por meio da doutrina do utis possidetis, bem como do desenvolvimento de atividades econômicas que interiorizaram o homem nesta imensa região.

A conjunção de seus esforços, particularmente nos campos político e econômico, resultou na expansão da fronteira norte do Brasil e na atual configuração do Estado do Amazonas, razão pela qual, numa justa homenagem, foi concedida à 12ª Região Militar a denominação histórica de “REGIÃO MENDONÇA FURTADO”, pela Portaria Ministerial Nr 687, de 16 de dezembro de 1993. Grande Comando Logístico e Administrativo, a 12ª RM está subordinada ao CMA e tem sob sua jurisdição a Amazônia Ocidental, compreendendo os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui