26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Comando de Policiamento Especializado realiza formatura do 1º Curso de Técnico Explosivista

O Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizou, na noite de quarta-feira (09/06), a formatura de 14 alunos que concluíram o 1º Curso de Técnico Explosivista Policial do estado, ministrado por instrutores do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte). O evento aconteceu no CPE, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

A solenidade contou com a presença de representantes da Casa Militar, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, além de outras autoridades e familiares dos formandos. O curso teve início no dia 8 de março deste ano e finalizou no último dia 9 de junho, totalizando uma carga horária de 800 horas. O objetivo do curso é capacitar novos explosivistas que vão atuar durante as ações pré-acidentais, incidentais e pós-acidentais.

De acordo com o comandante do Marte, major Tiago Mesquita, dos 14 formandos, sete vieram dos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Pará, Rondônia e Roraima. “A PMAM é uma das poucas a possuir formação de técnicos explosivistas. Além de capacitar os policiais de outros estados, o Amazonas também está recebendo mais sete policiais que irão integrar o Marte combatendo as ações criminosas envolvendo artefatos explosivos”, enfatizou Mesquita.

O major Felipe Pereira, que veio do estado de Rondônia e foi um dos primeiros a iniciar a especialização, orgulha-se de ter concluído com mérito um dos cursos mais difíceis da instituição. “Desde o início já sabíamos que ia ser bem intenso. Passamos por um processo seletivo muito rigoroso e, no decorrer, também tivemos que lidar com a saudade da família. É uma vitória, conseguirmos concluir mais de 28 disciplinas com êxito”, afirmou.

Balanço – Durante os 10 anos de trabalho, o grupamento Marte já atuou em mais de 400 intervenções de artefatos convencionais e improvisados. Sós nos últimos dias, o grupamento atuou em quatro ocorrências na capital, desativando artefatos explosivos com segurança e sem vítimas.

Artefato suspeito – Os policiais do grupamento Marte alertam a população que, caso encontre algum objeto suspeito em via pública ou até em local privado, com características de objeto explosivo, é necessário ligar imediatamente para o 190.

FOTO: Pelegrine Neto/SSP-AM

spot_img