Após a aplicação do Levantamento de Índice Rápido (Lira) do aedes aegipty realizado na última semana em Parintins, ações voltadas para o combate a dengue e ao vírus da febre chikungunya, foram intensificadas por agentes de endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Parintins.
O resultado do estudo apontou que no município a incidência de larvas ou alados do mosquito é de baixo risco com 52% do total. Os outros 48% das áreas pesquisadas, apresentaram médio risco, o que significa que a cidade não está com alto índice de larvas, mas que há presença do vetor que inclusive precisa ser eliminado.

Segundo o coordenador da vigilância epidemiológica, Cipriano Ribeiro, com os dados em mãos fica mais fácil combater vetores e prevenir a população de agravos com ações imediatas em locais que apresentaram médio risco. “Por meio do Lira descobrimos que os objetos onde mais se concentram as lavas são os que ficam no nível do solo e os bairros com maior incidência do mosquito foram Itaúna II, São José e Palmares. Nosso objetivo é trabalhar baseados nestes dados e sempre ficar vigilantes em toda a cidade” disse.

Cipriano afirma que a partir desta semana as visitas realizadas pelos agentes continuam normalmente, bem como a equipe de controle vetorial prossegue com o fumacê e realiza o bloqueio de casos suspeitos quando necessário. “Nós estamos trabalhando para que a população fique longe do agravo da dengue e principalmente da febre chikungunya. E se aparecer um caso da febre no município, nós estamos preparados para lidar com a situação” destacou.

O coordenador ainda convida a população parintinense para realizar sua parte e contribuir com as ações da vigilância epidemiológica. “Continuo a pedir para cada cidadão de Parintins para que tire 10 minutos do seu dia e realize uma vistoria nos seus quintais, eliminando os focos de mosquitos, pois fazendo isso com certeza estamos reduzindo o risco de outras pessoas ou a própria família adoecer” ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here