25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Combate a invasões retira tapume instalado em área verde do conjunto Vila da Barra

A fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus fez a retirada de um tapume instalado irregularmente num trecho da área verde do conjunto Vila da Barra, na Cidade Nova, zona Norte. O local vem sendo alvo constante de tentativas de ocupação, denunciadas pelos moradores do ligar. A derrubada da estrutura foi realizada na tarde da última segunda-feira, 29/7, por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e do Grupo Integrado de Prevenção às Invasões de Áreas Públicas do Estado do Amazonas (Gipiap).

De janeiro até junho deste ano, 55 focos de ocupação irregulares em áreas verdes e de preservação permanente foram alvos de ações de monitoramento e retirada na cidade. De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Enéas Gonçalves, a atuação no controle dessas ocupações em fase inicial é fundamental para impedir o avanço dos focos.

“No caso do Vila da Barra, o interesse dos invasores pelo local começou a partir da inauguração da avenida das Flores, que margeia a parte de trás da área verde”, afirmou Enéas.

As denúncias dos moradores do conjunto, dão conta de que a ação dos invasores ocorre sempre no fim de semana. Além do tapume, um homem que se identifica como suposto proprietário do terreno começou a construir uma estrutura de alvenaria para a instalação de medidor de energia, que também foi demolido. Ainda segundo os denunciantes, o invasor afirmou ter comprado o terreno.

Policiais da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, estiveram no Vila da Barra, na manhã desta terça-feira, 30/7, investigando denúncia de venda ilegal de terrenos em áreas públicas do conjunto.

O trecho continuará sendo monitorado pela fiscalização da Semmas e receberá, ainda esta semana, placas de identificação de área verde para reforço da proteção.

Foto – Divulgação / Semmas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui