Amazonas Notícias

Combate de lúpus e a fibromialgia: CAIC+ especialidades realiza roda de conversa no Fevereiro Roxo

O objetivo da ação, foi informar a população sobre os cuidados e ressaltar a importância do uso de alimentos anti-inflamatórios

O mês do ‘Fevereiro Roxo’ é voltado para a conscientização e combate de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus. Em alusão à campanha, o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC+) Dr. Afrânio Soares, unidade veiculada a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou na manhã desta segunda-feira (13/02), uma roda de conversa voltada aos usuários com o intuito de disseminar a informação e combate ao lúpus e a fibromialgia.

Por serem os mais recorrentes na unidade, os temas abordados foram mais voltados ao lúpus e a fibromialgia. A diretora da unidade, Shyrlen Oliveira, explica que o lúpus e a fibromialgia são doenças que também atingem crianças e adolescentes e com isso há importância em orientar pais e responsáveis.

Na roda de conversa também foram abordados assuntos voltados a alimentos anti-inflamatórios que ajudam no combate a essas doenças crônica, dando ênfase nos alimentos regionais e ricos em propriedades anti-inflamatórios.

“Nas ações de hoje, focamos na informação de que lúpus e fibromialgia são doenças que acometem também crianças e adolescentes, e é preciso que as pessoas saibam identificar os sintomas. Também é importante ressaltar que são doenças que possuem tratamentos que são ofertados na rede pública de saúde, tanto para o segmento da infância quanto adolescência, os usuários podem contar com o CAIC+ ”, pontuou.

O CAIC+ Dr. Afranio Soares possui uma equipe multiprofissional composta por reumatologista, nutricionista, enfermagem e outras especialidades que dão apoio no diagnóstico e tratamento dessas doenças.

Lúpus

O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, sendo resultado de uma série de processos internos no organismo de uma pessoa, dessa forma ele não é transmissível.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, como é uma doença que não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos ela possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

FOTO: Divulgação/SES-AM

Relacioandos