24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Começa construção de pontes metálicas perto da Alfândega no Centro de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Militar e Defesa Civil, iniciou na noite desta terça-feira (18), a construção de aproximadamente 200 metros de pontes metálicas na avenida Floriano Peixoto, no Centro de Manaus. Nesta quarta-feira, 19/5, o nível do rio Negro atingiu a cota de 29,77 metros, caracterizando a segunda maior cheia dos últimos 100 anos. O município trabalha com a previsão de que a cheia supere os 30 metros, de acordo com a estimativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“Nesta primeira etapa, por determinação do prefeito David Almeida, iremos construir quase 200 metros de pontes metálicas, para não retirar a característica histórica do local e permitir que as pessoas continuem transitando normalmente. Vale ressaltar que já construímos mais de 4 mil metros de pontes em oito bairros da cidade e continuamos com sete frentes de trabalho para atender a população da melhor forma possível”, ressaltou o secretário da Casa Militar, tenente William Dias.

Segundo o secretário da Casa Militar, uma vistoria será realizada na manhã de hoje, 19/5, com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para avaliar o tráfego na avenida Floriano Peixoto, que é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade.

“Como o nível do rio já causou um espelho d’àgua, nós iremos avaliar a necessidade de interditar essa parte que sofre os impactos, desviando o tráfego de veículos por outras vias de acesso e fazer as passarelas centrais para continuar permitindo o translado de pedestre por esta área comercial”, explicou.

Operação Cheia

Atuando nas zonas atingidas, o órgão tem atendido diariamente a demanda das famílias que vivem nas áreas afetadas, buscando minimizar os impactos causados pela subida do rio. No período de 30 dias, sete bairros foram atendidos e aproximadamente 4 mil metros de pontes foram construídos durante a operação. Os bairros do Centro, Educandos, São Jorge, Aparecida, Cidade Nova, Glória e Mauazinho já estão sendo atendidos com a construção de pontes.

Texto – Divulgação/Casa Militar

Foto – Marcely Gomes/Semcom

spot_img