27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Começa a Operação Fim de Ano em 15 aeroportos do país

Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, até o dia 19 de fevereiro, cerca de 35,58 milhões de passageiros devem movimentar os 15 terminais em viagens de Natal, Ano Novo, férias escolares e Carnaval. Juntos, esses aeroportos devem registrar quase 280 mil pousos e decolagens, e representar 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil. Vão ser mais de dois meses de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período.

Ao todo, 11,8 mil profissionais estarão envolvidos no esquema especial nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. E desta vez, a operação também vai englobar o período do Carnaval, de 9 a 14 de fevereiro. Esse regime especial de funcionamento tem a meta de manter o índice médio de atrasos e de decolagens abaixo de 15%.

Além disso, os órgãos públicos alocarão cerca de 1.705 servidores nas funções de alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias nos aeroportos envolvidos, como explica o secretário de Aviação, Dário Lopes.

“Para estes 15 aeroportos estão designados 12 mil funcionários da operação aeroportuária, mais 1.705 funcionários dos diversos serviços públicos, imigração, alfândega, vigilância, segurança, de modo a dar ao cliente, neste período de alto tráfego, o mesmo serviço que lhe é dado nos períodos em que o tráfego não é tão alto.”

Segundo o secretário de Aviação, estes quase 36 milhões de clientes que serão esperados até fevereiro, representam um crescimento da ordem de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. E pede ajuda dos passageiros neste período de aeroportos movimentados, para que tudo funcione da melhor forma.

“Não basta só o esforço do governo, o esforço dos operadores aeroportuários, nós precisamos da colaboração do cliente também. Duas coisas importantes: primeiro, chegar o mais cedo possível no aeroporto e, segundo, prestar atenção nas questões de bagagem de mão. As dimensões e o peso, cujo o limite é de 10 quilos.”

Segundo a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, o ideal é que os passageiros cheguem ao aeroporto para o embarque com antecedência de 1 hora e 30 minutos para voos domésticos e 2 horas e 30 minutos para voos internacionais.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui